TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESPERDÍCIO Á AGUA E O MEIO AMBIENTE

Artigos Científicos: DESPERDÍCIO Á AGUA E O MEIO AMBIENTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO:

A água potável não deve conter micro-organismos patogênicos e deve estar livre de bactérias indicadoras de contaminação fecal. Os indicadores de contaminação fecal, tradicionalmente aceitos, pertencem a um grupo de bactérias denominadas coliformes. O principal representante desse grupo de bactérias chama-se Escherichia coli.

A Portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde estabelece que sejam determinados, na água, para aferição de sua portabilidade, a presença de coliformes totais e termotolerantes de preferência Escherichia coli e a contagem de bactérias heterotróficas. Estamos sentindo na pele, em nosso cotidiano, uma urgente necessidade de transformações para superarmos as injustiças ambientais, a desigualdade social, a apropriação da natureza – e da própria humanidade – como objetos de exploração e consumo.

Vivemos em uma cultura de risco, com efeitos que muitas vezes escapam à nossa capacidade de percepção direta, mas aumentam consideravelmente as evidências que eles podem atingir não só a vida de quem os produz, mas as de outras pessoas, espécies e até gerações.

Agora, em pleno século XXI, já percebemos, no cotidiano, a urgente necessidade de transformações que resgatem o respeito pela vida, com justiça ambiental, equidade, diversidade e sustentabilidade.

A humanidade sempre conviveu com o Planeta para crescer, se desenvolver e construir uma história nas suas relações com a natureza e com os outros seres vivos.

Se considerarmos apenas o lado positivo dessa convivência, a proposta seria responder às necessidades básicas de todos os cidadãos em termos de água, alimentos, abrigo, saúde e energia. No entanto, principalmente no século passado, começamos a perceber inúmeras contradições causadas pelo esgotamento sem precedentes dos recursos naturais por modos de vida destruidores e, como diria Leonardo Boff, por nossa falta de cuidado para com a vida.

A educação ambiental assume assim a sua parte no enfrentamento dessa crise radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto à totalidade dos habitantes de cada base territorial, de forma permanente, continuada e para todos.

Uma educação que se propõe a fomentar processos continuados que possibilitem o respeito à diversidade biológica, cultural, étnica, juntamente com o fortalecimento da resistência da sociedade a um modelo devastador das relações de seres humanos entre si e destes com o meio ambiente. Propiciar a reflexão teórica ampliando a dimensão das práticas cotidianas como os pontos as seguir relatado como:

• Incentivar a sociedade a refletir sobre as questões socioambientais urgentes e a participar de ações que contribuam para melhoria da qualidade de vida de todos;

• Reconhecer a Educação Ambiental como ferramenta para o desenvolvimento sustentável;

• Potencializar a motivação para ação, para isso, é necessário aprofundar conteúdos e conceitos em sala de aula; a escola é o local para esse ambiente de aprendizagem contínua: ação – reflexão – ação...;

• A expansão da consciência ambiental que se dá na exata proporção em que percebemos o meio ambiente como algo que começa dentro de cada um de nós, alcançando tudo o que nos cerca e as relações que Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e Infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

O meio ambiente mais conhecido por todos como natureza, é um lugar onde o seu significado é observar, preservar e apreciar. Outra sugestão de dar significado ao meio ambiente é ter recursos geradores de matéria prima e energia.

No termo ecossistema, meio ambiente é um conjunto de realidades existentes na terra, distinguida como morada de animais, plantas e geração de ar e vida.

O meio ambiente precisa ser preservado para que nenhum animal seja distinto e nenhuma planta, tanto normal quanto medicinal, morra. Pra isso, precisa-se preservá-lo não desmatando, não poluindo e preservando o ar a cada momento.

Entende-se por ecossistema o “conjunto de interações desenvolvidas pelos componentes vivos (animais, vegetais, fungos, protozoários e bactérias) e não vivos (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) de um determinado ambiente”.

Tanto uns quanto outros, porém, reconhecem que a forma clássica criada pela ciência ocidental para estudar a realidade, subdividindo-a em aspectos a serem analisados por diferentes áreas do conhecimento, não é suficiente para a compreensão dos fenômenos ambientais.

Fazer um experimento atômico, o mundo todo sofre, em menor ou maior grau, as consequências dessa ação. Um desastre numa usina atômica contamina, num primeiro momento, apenas o que está mais próximo. Pessoas, alimentos, todas as formas de vida são afetadas. Num segundo momento, pelas correntes de água, pelos ventos e pelas teias alimentares, dentre outros processos, a contaminação pode chegar a qualquer parte do mundo.

Com a constatação dessa inevitável interferência que uma nação exerce sobre outra por meio das ações relacionadas ao meio ambiente, a questão ambiental torna-se internacional. Portanto, ao lado da chamada “globalização econômica”, assiste-se à globalização dos problemas ambientais, o que obriga os países a negociar, a legislar de forma a que os direitos e os interesses de cada nação possam ser minimamente limitados em função do interesse maior da humanidade e do planeta.

A ética entre as nações e os povos deve passar então a incorporar novas exigências com base numa percepção de mundo em que as ações sejam consideradas em suas consequências mais amplas, tanto no espaço quanto no tempo. Não é só o crime ou a guerra que ameaçam a vida, mas também a forma como se gera, se distribui e se usa a riqueza, a forma como se trata a natureza.

A questão ambiental — isto é, o conjunto de temáticas relativas não só à proteção da vida no planeta, mas também à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades — compõe a lista dos temas de relevância internacional.

2 JUSTIFICATIVA:

A água é outro valiosíssimo recurso diretamente associado à vida, devido a isso cheguei a conclusão desse tema para o projeto .

Projeto este destinado as crianças de 6 a 7 anos passando para eles a importância de não desperdiçar a água que usamos no dia á dia. Aliás, ela participa com elevado potencial na composição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com