TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇA DE PARKINSON

Trabalho Escolar: DOENÇA DE PARKINSON. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

A doença de Parkinson ou Mal de Parkinson foi descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817. É uma doença degenerativa, que afeta em geral pessoas á partir dos 50 anos de idade . Ela ocorre pela morte ou perda da capacidade de neurônios do Sistema Nervoso Central em uma região conhecida como substância negra (ou nigra). Os principais sintomas motores se manifestam por tremor, rigidez muscular, diminuição da velocidade dos movimentos e distúrbios do equilíbrio e da marcha.

a) Tremor: a mão ou o braço treme. O tremor também pode afetar outras áreas, como a perna, o pé ou o queixo.

b) Rigidez: acontece porque os músculos não recebem ordem para relaxar. Pode causar dores musculares e postura encurvada.

c) movimentos lentos. Iniciar movimentos exige um esforço extra, causando problemas para levantar de cadeiras e de camas. O andar pode limitar-se a passos curtos e arrastados.

d) Alteração no equilíbrio: a pessoa anda com a postura levemente curvada para frente, podendo causar cifose ou provocar quedas (para frente ou para trás).

e) Voz: a pessoa passa a falar baixo e de maneira monótona.

f) Escrita: a caligrafia torna-se tremida e pequena.

h) Deglutição e mastigação podem estar comprometidas. Uma vez que os músculos utilizados na deglutição podem trabalhar de modo mais lento, pode haver acúmulo de saliva e alimento na boca fazendo o paciente engasgar ou derramar saliva pela boca.

i) Diminuição de movimentos automáticos. As pálpebras, por exemplo, ficam indolentes, piscando cada vez menos.

j) Braços que não balançam ao deambular (andar): resulta em uma marcha típica.

k) Depressão : A depressão é um sintoma bastante freqüente e pode ocorrer cedo na evolução da doença, pacientes podem sentir-se inseguros e temerosos quando submetidos a alguma situação nova, e isso pode ocorrer antes mesmo dos principais sintomas da doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com