TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO CLINICO PARKINSON

Casos: CASO CLINICO PARKINSON. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2014  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 4

1. Os impulsos nervosos que provocam os movimentos involuntários têm origem no córtex cerebral (na zona conhecida por córtex motor), e são conduzidos para a medula. No entanto, antes de deixarem o encéfalo, ramos colaterais enviam uma cópia da ordem (cópia de eferência aos núcleos da ponte) e dai ao cerebelo, que compara essa informação com a informação proprioceptiva que recebe; isto é: informação relativa ao estado do aparelho locomotor, posição, pressão, dor, e etc. Seguidamente (se necessário) origina um estimulo corretivo que atinge o córtex, alterando a ordem motora de acordo com as necessidades do aparelho locomotor. Para alem deste controle, o córtex motor também pode introduzir correções, de acordo com os outros estímulos, como visual. Os núcleos da base, principalmente a substancia negra reticulada, contribuem para o controle do sistema de execução da locomoção, mediante as suas projeções para núcleos localizados no tronco encefálico. Um dos principais papéis dos núcleos da base é no controle motor e o de atuar em associação ao sistema córtico-espinhal no controle de padrões complexos de atividade motora.

2. Localizados na região profunda do encéfalo, ou mais especificamente, na região subcortical-basal do encéfalo. Os gânglios de base são um grupo de núcleos no cérebro que estão conectados com o córtex cerebral, tálamo e tronco cerebral. Os neurotransmissores são substâncias químicas que são liberadas pelos neurônios e transferem informações entre eles. Há substâncias neurotransmissoras inibitórias e excitatórias. As inibitórias como a dopamina, Serotonina e as excitatórias como o glutamato. A dopamina é um neurotransmissor monoaminérgico que é produzido especialmente pela substância negra e está envolvido no controle de movimentos, emoções, sono, memória, humor. A serotonina, é uma monoamina que está relacionada à comunicação entre os neurônios podendo ter diversas funções como por exemplo, a regulação do sono e do apetite. Entre as excitatórias foi citado o glutamato, que é um importante neurotransmissor relacionado ao aprendizado e a memória. A desregulação da dopamina está associada ao Mal de Parkinson, que na ausência deste transmissor que é responsável pelo controle de movimentos, vai ser afetado e levar a sintomas como tremor, rigidez e dificuldades de iniciar os movimentos.

3. A doença de Parkinson é uma alteração neurofisiológica. Possui um componente que leva a deficiência do transmissor dopamina, que está relacionada a iniciação dos movimentos. Como essa substância é um transmissor inibitório, que controla as ordens em relação aos movimentos vindos do córtex cerebral, sua deficiência causa tremor, rigidez e dificuldades nos movimentos. Não há cura para essa doença, mas a um tratamento com o uso de drogas como a Levedopa ou L-Dopa que se transformam em dopamina.

4. Efeitos Indesejáveis: Efeitos gastrintestinais: anorexia, náuseas e vômito aparecem quando a Levodopa é utilizada sem um inibidor periférico da descarboxilase. Efeitos cardiovasculares: pacientes que fazem uso de Levodopa podem apresentar arritmias cardíacas, incluindo taquicardia, extra-sístoles ventriculares e fibrilação atrial, efeitos atribuídos a formação de catecolaminas periféricas. Discinesia: 80% dos pacientes que recebem a Levodopa como tratamento prolongado apresentam movimentos involuntários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com