TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇAS SEXUAIS TRANSMISSIVEIS

Trabalho Universitário: DOENÇAS SEXUAIS TRANSMISSIVEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 5

1. As DST (doenças sexualmente transmissíveis) ou doenças venéreas são patologias que são transmitidas geralmente a partir do contato sexual de uma pessoa infectada para outra não infectada, sem a devida prevenção sexual como: a utilização de preservativos masculinos e femininos, porém algumas DST podem ter outras vias de transmissão não relacionada com o contato sexual a exemplo de: contato sexual, exposição a fluidos ou tecidos corporais infectados e de mãe para filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação. O preservativo tem sido considerado pela Organização Mundial de Saúde como o método mais eficiente na prevenção do combate. O manifesto dessas doenças pode ocorrer através de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas, e uma das formas de diagnosticar essas patologias são consultas regulares a ginecologistas, e urologistas.

2. A AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença causada pelo vírus HIV (Human immnodeficiency Virus) que atacam diretamente o sistema imunológico dos humanos. Essa doença é caracterizada pela agressividade as células de defesa do nosso corpo, deixando os organismo vulneráveis aos mais diversos tipos de doenças. Na maioria dos casos, os sintomas iniciais podem ser tão leves que são atribuídos a um mal estar passageiro. Quando se manifestam mais intensidade, são os mesmos de várias outras viroses, mas podem variar de acordo com a resposta imunológica de que cada indivíduo, os mais comuns são febre constante, manchas na pele, calafrios, dores de cabeça, de garganta e dores musculares, que surgem de 2 a 4 semanas após a pessoa contrair o vírus. Nas fases mais avançadas, é comum o aparecimento de doenças oportunistas como tuberculose, pneumonia, meningite, toxoplasmose, candidíase, etc.

3. A Organização Mundial de Saúde estima que ocorram 340 milhões de casos de DSTs por ano no mundo. As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são consideradas como um dos problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Além de terem relação com a mortalidade materna e infantil.

As doenças que causam feridas são:

HERPES GENITAL:

Síntomas:

Quando a pessoa está com a doença, os sintomas se apresentam em forma de surtos a partir de 2 a 12 semanas após a infecção seguidos de ferimentos e bolhas que aparecem e somem sem deixar qualquer cicatriz. Podem também aparecer caroços, dores, febre e ardência ao urinar

Características:

Através do contato sexual entre um casal pode se adquirir a Herpes, e ela é extremamente comum podendo infectar homens e mulheres.

Organismo Causador:

É transmitido sexualmente através de um vírus chamado herpes simplex.

Tipos de tratamento:

Pode-se usar medicamentos que vão desde a minimizar o desconforto causado, até encurtar o surto da Herpes.

Modos de Prevenção:

O uso de preservativos nos atos sexuais previne a infectação, mas se uma pessoa que estiver infectada com a doença o recomendado é que ela não faça sexo na região que ocorra ferimentos.

CANCRO MOLE:

Síntomas:

Com essa infecção os sintomas podem ser feridas abertas com dor e secreção, e caroços na região da virilha, sangramento durante relações sexuais, e dor ao urinar.

Características:

Causada por uma bactéria que pode ser contraída por homens e mulheres, contraído durante o contato direto com a ferida de Cancro Mole durante o ato sexual.

Organismo Causador:

Bactéria que tem o nome de Haemophilus ducreyi, existe um alto índice de contágio.

Tipos de tratamento:

Pode-se tratar o Cancro Mole com remédio, após a utilização destes antibióticos deve-se retornar ao médico para ter certeza que as feridas estão totalmente saradas.

Modos de Prevenção:

O uso de preservativos nos atos sexuais previne a infectação, mas se você possuir alergia a látex pode utilizar preservativos de materiais sintéticos.

LINFOGRANULOMA VENÉREO:

Síntomas:

O infectado pode sofrer lesões nos órgãos genitais, se alastrando para as glândulas linfáticas na região da virilha e tecidos próximos com dores, secreções e sangramentos.

Características:

Através do contato sexual entre um casal pode se adquirir a doença e pode infectar homens e mulheres.

Organismo Causador:

O agente causador é Chlamydia trachomatis -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com