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Da Pré História Ao Realismo

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Por:   •  10/11/2013  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  719 Visualizações

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História da Arte: da Pré-História ao Realismo

Período Paleolítico Superior

Há mais de dez mil anos, no período paleolítico, o homem era coletor e dependia totalmente da natureza. Quando nesta não encontrava mais alimentos, migrava em busca de uma região pro¬pícia, por isso era nômade. É possível que as suas pinturas eram elaboradas pelo caçador, aquele que ficava mais tempo observan¬do o animal para atacá-lo. Veja como a arte visual está relacionada à capacidade de ver.

Mas o fato mais interessante é que a arte pintada na parede da caverna por esse pintor-caçador era para eles mágica. Pintavam o que desejavam que acontecesse. O animal era pintado em deta¬lhes perfurados e sangrando para que acontecesse de fato. Tinha um caráter mágico. Você pode rir dessa atitude, mas o historiador da arte Gombrich (1999) lembra que provavelmente você não gos¬taria que riscassem a fotografia de alguém que você gosta mui¬to, não é? Mesmo sabendo que nada aconteceria a nossa ação humana mudou, mas preserva elementos modificados da antiga cultura primitiva.

As primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas. A principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada (Paleolítico Superior) é o Naturalismo. O artista pintava a representação do mundo que o cercava. O que mais chama a atenção de quem observa as Pinturas Rupestres (feitas em rochedos e paredes de cavernas) é a capacidade de seus criadores interpretarem a natureza. As imagens que representam animais temidos estão carregadas de traços que revelam força e movimento. Assim estão retratados os bisontes e outras feras. Mas nas imagens que representam renas e cavalos, os traços revelam leveza e fragilidade.

O Naturalismo da arte paleolítica se dá pelo modo que os “artistas” demonstravam apenas o que viam, ou seja, o “artista” pintava os seres, um animal, do modo como o via, reproduzindo a natureza da forma que ele a captava através da visão.

Os historiadores supõem que estas pinturas faziam parte de uma “crença”, onde o pintor tinha o poder sobre o animal verdadeiro, desde que o representasse ferido mortalmente em um desenho.

Havia outros tipos de pinturas, as feitas em rochedos e paredes de cavernas, onde interpretavam a natureza, eram imagens de animais temidos carregados de traços que revelam força e movimento, como os desenhos dos bisontes e outras feras; já as das renas e dos cavalos os traços eram de leveza e fragilidade, essas pinturas eram chamadas de pinturas rupestres.

Eles também faziam trabalhos em esculturas, com a predominância das figuras femininas, transferindo a ideia de fertilidade.

No Período Paleolítico Superior forma feitas as primeiras pinturas em cavernas e paredes externas de pedra, há cerca de 15.000 anos. Normalmente os desenhos são formados por figuras de grandes animais selvagens. A figura humana surge raramente, sugerindo muitas vezes atividades como dança e caça, mas normalmente em desenhos esquemáticos e não de forma naturalista, como acontece com o dos animais. Paralelamente encontram-se palmas de mãos e linhas abstratas.

O homem do Paleolítico se utilizava de carvão, terra e sangue, além de pincéis e osso oco como instrumento de sopro.

A principal característica do artista do Paleolítico Superior é a visão com que ele buscava interpretar sua obra, ele reproduzia a natureza da qual sua vista captava.

Neolítico

Há cerca de 8 mil anos, adentramos no período neolítico que traz uma grande mudança para o homem. Pela primeira vez, ele percebe que de animais nascem outros animais e de sementes nascem plantas. Deixa de ser coletor e escravo da natureza e cria currais para a procriação, desse modo, inicia a agricultura. Deixa de mudar de região em busca de alimentos, pois produz os seus próprios alimentos. É dessa permanência no espaço, da previsão, do pequeno estoque de alimentos para o inverno que o homem muda a sua maneira de enxergar a realidade. Dessa mudança, muda, também, a maneira de representar. Já cria animais, não pre¬cisa mais da magia. A antiga pintura cheia de detalhes dá espaço agora para poucas pinceladas, poucas massas de cores, uma arte sintética que não precisa ser mais "realista". É o início do princí¬pio de abstração ou síntese, mas não é a abstração produzida pe¬los artistas modernos. A escolha entre naturalismo e abstração é mais uma questão de intenção do que mera aptidão. Ao contrário do que imaginamos, o início da arte primitiva é detalhada e o seu avanço é a síntese, a abstração.

Este período foi adotado a técnica de construir armas e instrumentos com pedra polida mediante atrito, se deu também o início da agricultura, da domesticação de animais, onde transformou profundamente a história humana.

No período Neolítico foram desenvolvidas as técnicas de tecer panos, fabricação de cerâmicas e das construções das primeiras moradias, eles construíam suas próprias moradias, que são conhecidas como nuragens e outras construções que são conhecidas como dolmens, se deu também a produção do fogo por atrito, e o início do trabalho com metais.

Neste período foram destacadas as representações da vida coletiva, as pessoas eram representadas em suas atividades cotidianas, com o movimento de figuras mais leves, ágeis, pequenas e de pouca cor, pois a preocupação dos artistas era de dar ideia de movimento em suas produções.

As primeiras formas de escrita, a escrita pictográfica, e a produção de cerâmicas foram outros pontos importantíssimos deste período, eles também começaram a usar o metal em seus trabalhos e em esculturas representando guerreiros e mulheres.

A pintura neolítica possui finalidades mais decorativas do que religiosas ou expressivas. Os pintores abandonam o realismo figurativo do Paleolítico e tendem agora a simplificação e geometrização das imagens visuais. Não são mais aqueles observadores da realidade, que marcavam a anatomia e fixavam o caráter dos animais.

Agora,simplificam,esquematizam,geometrizam,substituindo muitas vezes as imagens visuais por símbolos e signos. Chegam às formas abstratas, inclinam-se ao geometrismo abstratizante.

Mas

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