TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dermatite

Exames: Dermatite. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  4.260 Palavras (18 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 18

DERMATITE DE CONTATO

A dermatite de contato é uma inflamação da pele causada pelo contato direto com uma substância irritante ou causadora de alergia (irritante ou alérgeno). As reações podem variar na mesma pessoa com o passar do tempo. Um histórico de qualquer tipo de alergia aumenta o risco dessa condição.

FISIOPATOLOGIA:

A dermatite de contato alérgica (DCA) é uma dermatose inflamatória comum, em que o contato com a substância nociva na epiderme leva a ativação da imunidade adquirida antígeno-específica, que por sua vez ativa precursores de células T CD4+ e CD8+, mediadoras da inflamação cutânea, que levará a apoptose dos queratinócitos, recrutamento de células inflamatórias e assim o desenvolvimento dos sintomas clínicos, caracterizados por eritema, pápulas e vesículas, com consequente ressecamento e descamação no local do contato.

A fase eferente ou fase de indução por sua vez ocorre em um segundo contato da epiderme com o mesmo hapteno, que induzirá uma resposta inflamatória no local do contato. Essa resposta inflamatória se dá através da produção de quimiocinas, ativação de células endoteliais e mastócitos e infiltração de neutrófilos, que serão responsáveis pelo recrutamento das células T.

As células T ao interagir com as células cutâneas apresentadoras de antígenos e portadoras de haptenos ativarão as células T CD8 +, que tem um papel efetor na DCA. As células T CD8+ são mediadoras das respostas de hipersensibilidade do tipo tardia (HTT) na dermatite de contato alérgica, bem como na asma e em doenças autoimunes. Os mecanismos efetores das células T CD8+ são decorrentes das ações citotóxicas, que leva a produção de citocinas do tipo 1 e a indução da ativação de células cutâneas e da apoptose nos queratinócitos. Essa reação inflamatória persiste até diminuir progressivamente devido a mecanismos fisiológicos de regulação negativa, alguns deles mediados por células T CD4+ que bloqueiam a ativação e a expansão dos efetores das células T CD8+ nos linfonodos (fase de sensibilização) e na pele (fase de indução).

As células T CD4+ comportam-se como reguladoras da HSC e podem ser efetoras da HSC em caso de deficiência de células T CD8+. Essas células produzem citocinas do tipo 2, incluindo IL-4, IL-5 e IL-10. Apesar de pouco elucidado, alguns estudos sugerem que o mecanismo regulatório das células T CD4+ na HSC se dá através da eliminação das células apresentadoras de antígenos apresentadoras de haptenos, limitando assim o acesso das células T CD8+ ao complexo histocompatibilidade principal/peptídeo conjugado a haptenos. A dermatite de contato alérgica é um processo inflamatório, que leva a ativação das células T. A evolução da patologia depende das ações efetoras e regulatórias de células T CD8+ e CD4+, respectivamente.

TRATAMENTO:

O tratamento inicial inclui uma lavagem completa com bastante água para remover qualquer traço do irritante que possa ter permanecido na pele. A exposição aos irritantes ou alérgenos conhecidos deve ser evitada. Em alguns casos, o melhor tratamento é não fazer nada na área.

Os cremes ou pomadas com corticosteroides podem reduzir a inflamação. Siga cuidadosamente as instruções ao utilizar esses cremes porque o uso excessivo, mesmo de produtos com efeito reduzido vendido sem receita médica, pode causar uma doença de pele complicada. Em casos graves, os corticosteroides sistêmicos podem ser necessários para reduzir a inflamação. Eles geralmente são aplicados com uma redução gradual por cerca de 10 dias para evitar o reaparecimento da erupção. Além do tratamento com corticosteroide, ou em substituição a ele, o médico pode receitar pomada com tacrolimo ou creme com pimecrolimo.

Compressas úmidas e cremes anticoceira (antiprurido) calmantes ou secantes podem ser recomendados para reduzir outros sintomas.

É importante que descubra o produto ou produtos que causam o problema e que se evite o contato com eles. Poderá tomar medicamentos para tratar o prurido, a vermelhidão e o inchaço. Compressas molhadas em água fria também podem ajudar a aliviar a pele, mas é possível que a irritação cutânea volte a manifestar-se se a pele voltar a tocar na mesma substância.

Pomadas para dermatite de contato: Terra-Cortril® é uma pomada indicada para infecções cutâneas, dermatites atópicas, dermatites de contato e pruridos.

Remédio para dermatite de contato: O medicamento Elidel ® é indicado no tratamento da dermatite de contato a partir dos 3 meses de idade.

DERMATITE ATÓPICA

Dermatite atópica, também chamada de Eczema endógeno, neurodermite constitucional ou neurodermite disseminada é uma doença atópica, hereditária e não contagiosa caracterizada por inflamação crônica da pele.

FISIOPATOLOGIA:

Existem duas grandes funcionais teorias físicas para explicar a patogênese da dermatite atópica. O ex-modelo predominante descreve a dermatite atópica como resultado de uma função de barreira incompleta proporcionada pela epiderme, devido a características estruturais e funcionais. No segundo e mais tradicional modelo, a dermatite atópica é uma desordem do sistema imune. Nele, sem causa aparente, são formuladas respostas inflamatórias contra fatores ambientais. Dermatite atópica difere de outros tipos de dermatite por não tratar-se de uma alergia, ou seja, não há a necessidade de contato prévio com alguma substância ou material.

Do ponto de vista bioquímico, há dois tipos de dermatite atópica. O primeiro associado à expressão de Imunoglobulina tipo E (IgE) e outro não vinculado à expressão de IgE.Têm prognósticos diferentes no tocante ao desenvolvimento de quadros respiratórios.

Atualmente considera-se o fator genético como preponderante na Dermatite Atópica. Foi demonstrado que um gene, chamado em inglês de "Filaggrin" (Proteína agregadora de filamentos) é grandemente responsável pela dermatite atópica."Filaggrin" agrega e liga o esqueleto de ceratina da epiderme. Mais da metade das crianças com dermatite atópica de intensidade moderada a grave possuem tal gene.

Alterações da estrutura da pele e a deficiência associada de peptídeos antimicrobiais favorece a colonização por bactérias como Staphylococcus aureus e leveduras, como Malassezia sp. A sensibilidade a leveduras é característica marcante dos pacientes portadores de dermatite atópica.

Enterotoxinas produzidas por S. aureus estimulam ativação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com