TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cosmecêuticos e Dermatites de Contato

Por:   •  4/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

                 Cosmecêuticos  e Dermatites de contato

Sumário:

Cosmecêuticos:

Definição.

Tipos.

Dermatites de contato:

Definição.

Causas.

Sinais e Sintomas.

Diagnóstico e tratamento.

Como prevenir.


Introdução:

O presente trabalho tem por objetivo aprimorar o conhecimento sobre os cosmecêuticos e dermatites de contato. Muitas vezes usamos produtos cosméticos que geralmente podem causar reações irritantes, alguns produtos de uso contínuo eventualmente podem desencadear reações de hipersensibilidade em indivíduos predispostos, estes efeitos podem ser decorrentes de fatores individuais ou pelo uso inadequado do produto.

Cosmecêuticos

Os cosmecêuticos são produtos que não necessitam de receita médica, que se destinam a melhorar a aparência do ponto de vista funcional da pele, portanto, deve ser cuidadosamente avaliado e separado do marketing indutivo.

Exemplos de cosmecêuticos são os cremes anti envelhecimento, produtos não sujeito a prescrição médica e qualquer produto aplicado sobre a pele que contém um ou mais ingredientes que visam melhorar a função e aparência da pele.

É importante selecionar cuidadosamente a composição dos cremes utilizados por nós, pois estes se manterão em cotato com nossa pele por um longo período de tempo, o ideal é que o produto seja hipoalergênico e não comedogênico e que se possível também possua proteção solar, também temos os cosmecêuticos que podem melhorar o funcionamento da pele e ainda prevenir o envelhecimento precoce neste caso os hidroxi ácidos e retinéides, os hidroxi ácidos são ingredientes desenvolvidos para remover a pele morta através de um processo conhecido como esfoliação:

 os hidroxi ácidos comumente usados incluem o ácido glicólico e ácido salicílico, estes aumentam a esfoliação e renovação da pele, tornando o envelhecimento celular da pele menos visível, fazendo com que surja uma pele renovada mais regular, macia e suave, podem ser adicionados em hidratantes de uso diário ou peelings químicos.

Os retinóides são compostos da família da vitamina A, produtos químicos encontrados em alimentos e também sintetizados quimicamente em laboratórios, a vitamina A é importante para pele e para saúde dos olhos e devem ser consumidas diariamente, as formulações tópicas com vitamina A, podem ser aplicadas diretamente sobre a pele, fazendo com que as células da pele aumentem seu poder de renovação e atrairá água para dentro das células, aumentando assim o volume celular. Formas menos potentes de vitamina A estão disponíveis ao balcão e incluem retinol, retinaldehyde, palmitato de retinol e retinil propionato, podem causar irritação na pele, ressecamento e descamação, por isso é importante seguir cuidadosamente as instruções de uso fornecidas com esses produtos.

Protetores solares: O cosmético mais potente hoje para prevenir e reverter  os sinais do envelhecimento é protetor solar. Protetor solar contém substâncias químicas que absorvem, refletem ou dispersam a luz.

O protetor solar previne o fotoenvelhecimento e fotocarcinogênese (câncer causado pelo sol) e deve ser a pedra angular de qualquer regime de cuidados da pele, os filtros solares podem ser adicionados aos hidratantes faciais ou cosméticos para proteção diária no caso de base, pó facial, batons e deve ser resistente a água e suor.

Possíveis problemas associados ao uso de cosméticos e cosmecêuticos

As reações aos cosméticos e cosmecêuticos podem ser uma simples irritação, dependendo da condição da pele ou causar uma verdadeira alergia que envolve o sistema imunológico. A dermatite de contato irritativa é o problema mais comum visto com cosméticos e cosmecêuticos.

Dermatites de contato.

A dermatite de contato é uma reação exagerada da pele que se pode verificar quando esta contacta com alguma substância que a irrita, esta irritação afeta com mais frequência o rosto, maõs e pés, também poderá surgir nas zonas em que a pele dobra, como na área da virilha, no entanto, ela poderá surgir em qualquer parte do corpo cuja pele tenha tocado na substância irritante, as pessoas com alergia geralmente tem dermatite de contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com