TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Derrame Pleural

Exames: Derrame Pleural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

DERRAME PLEURAL

O derrame pleural é caracterizado pelo aumento do líquido pleural no espaço pleural, esse líquido pode ser um transudato ou um exsudato, sua distinção é importante para o diagnóstico da doença base. O transudato se forma devido à ocorrência de distúrbios nos fatores hidrodinâmicos que regulam a formação e a absorção do líquido pleural, possui baixa densidade, pequena concentração de proteínas e ausência de células inflamatórias, suas etiologias principais são insuficiência cardíaca, cirrose hepática e distúrbios renais. Já o exsudado possui uma densidade superior, maiores níveis de proteínas e presença de células inflamatórias, sua patogenia se dá pelo aumento da permeabilidade capilar sanguínea, por obstrução do fluxo linfático ou por diminuição da pressão no espaço pleural, podendo ser sua etiologia pneumonias, tuberculose ou por neoplasias primarias ou metastática (BOGLIOLO, 2006).

FISIOPATOLOGIA

As pressões osmóticas e hidrostáticas nos capilares da pleura resultam na passagem do líquido para o espaço pleural, tais, pressões equilibradas também promovem a reabsorção deste líquido. Excesso de pressão hidroestática ou diminuição da pressão osmótica podem provocar a passagem excessiva de líquido para fora dos capilares normais (derrame transudativo), filtrado de plasma com baixas concentrações de proteínas. Logo quando há o aumento da permeabilidade dos capilares, com ou sem alterações das pressões osmóticas e hidroestática ocorrem os derrames pleurais exsudativos, tal evento permite a passagem de líquido rico em proteína para o espaço pleural (FISIOPATOLOGIA..., 2007, p. 234).

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Uma radiografia do tórax em póstero-anterior, lateral e, por vezes, o decúbito lateral do lado da suspeita clinica fazem parte do diagnóstico por imagem. O volume de até 175 mL opacificam o recesso costofrênico posterior, cerca de 175 mL a 200 mL são necessários para opacificar o recesso costofrênico lateral (imagens em ortostático) (PRADO; RAMOS; VALLE, 2005).

TRATAMENTO

Dependendo da quantidade de líquido presente no espaço pleural poderá ser necessária a realização de drenagem para a remoção de líquido ou monitoração cuidadosa da reabsorção do líquido pelo organismo do paciente, caso o volume seja pequeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com