TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressão Intra Pleural

Monografias: Pressão Intra Pleural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  8.356 Visualizações

Página 1 de 3

3. O que é pressão intrapleural? Como ela é gerada? Descreva aspectos anatômicos e fisiológicos

A pressão intrapleural compõe, em conjunto com outros tipos de pressão, a pressão intrapulmonar, que deve ter uma variação em relação ao meio externo para que ocorra o fluxo respiratório.

A pressão intrapleural é a pressão do líquido no estreito espaço entre a pleura visceral e a parietal. A pressão intrapleural ocorre por cota de forças elásticas do pulmão e de forças elásticas do arcabouço da caixa torácica.

Ela se forma entre os folhetos visceral e parietal da pleura, na cavidade pleural, para auxiliar o tórax a acostar-se aos pulmões; normalmente há uma leve sucção entre os folhetos, constituindo em uma discreta pressão negativa.

A pressão pleural normal no inicio da inspiração é cerca de -5 cm de agua, que é a quantidade de sucção para manter os pulmões aberto na condição de repouso. Assim, durante a inspiração normal, a expansão da caixa torácica traciona os pulmões para fora com uma força maior e cria uma pressão negativa que chega a -7,5 cm de agua. No entanto, durante a expiração, os eventos são basicamente revertidos.

4. Qual a função da pressão intrapleural? O que poderá acontecer se esta pressão for alterada, como por exemplo em um “acidente com golpe de faca” ou em caso de derrame pleural. Lembrem-se das discussões em nossas aulas teóricas.

A pressão intrapleural tem como função precípua permitir o modo expandido do pulmão, por não haver nenhum ligamento deste órgão e a caixa torácica, fazendo-o aumentar de tamanho no momento da inspiração. Insta salientar que esta pressão é negativa, que faz com que o pulmão seja puxado para a caixa torácica.

Quando há um golpe de faca que perfura o pulmão, ocorre a entrada de ar e a pressão interna iguala-se ao do meio externo, não havendo, então, contrabalanceamento de pressões, levando o pulmão a colabar, interrompendo a respiração.

Quando ocorre uma perfuração do tórax, principalmente por arma branca (faca), ocorre o rompimento da pleura, devido o influxo de ar e ao extravasamento de líquido da cavidade pleural. Isso ocorre porque a pleura deixa de apresentar uma pressão negativa: vai existir gradiente, gerando a entrada de ar na cavidade pleural, caracterizando um quadro de pneumotórax. Não haverá mais pressão negativa que unia as duas pleuras. Com isso, o pulmão do lado em que houve a perfuração vai colabar, isto é, suas paredes vão se tocar, perdendo, então, a sua função, total ou parcial.

Quando a pessoa inspira, é originada uma pressão intrapleural negativa, causando a entrada de ar na cavidade. No entanto, quando o indivíduo expira, a borda do ferimento fecha, evitando a saída do ar da cavidade. Sendo assim, vai tendo um aumento da pressão no lado da caixa torácica comum ao ferimento, fazendo com que as estruturas contidas em seu interior sejam empurradas e comprimidas, podendo levar o indivíduo à morte. Esta situação é denominada de pneumotórax hipertensivo, onde a comunicação do espaço pleural com o ambiente funciona como uma válvula.

Referências

1. GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed. Rio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com