TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Monografias: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  3.293 Palavras (14 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 14

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

Responsáveis : Diretor Dr. João Barroso

Filhos Sr. Iran Barroso e Sr. Paulo Barroso

Equipe de Consultoria:

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

A Empresa Indústria de Bebidas Pira, há décadas, tem uma posição consolidada no mercado de Bebidas Alcoólicas, atuando em diversas regiões do país e com uma carteira de clientes expressiva.

Nos últimos anos o Dr. João está sentindo o peso da idade, e decidiu em assembleia com 138 funcionários presentes, anunciar sua aposentadoria e transferir sua gestão para os filhos Paulo e Iran.

2. OBJETIVOS

 Recuperar o resultado econômico da empresa.

 Ampliar a participação no mercado em todas as linhas de produto como, por exemplo, investir em cachaças especiais envelhecidas em Barris de Carvalho para exportação de outros mercados como o Europeu e Americano.

 Aumentar a rentabilidade do negócio.

3. ESTRATÉGIAS

a. Melhorar a eficiência de produção: o processo atual de fabricação encontra-se limitado pela estrutura e logística da indústria.

b. Buscar a qualificação profissional para gerenciar a empresa

c. Reestruturação e segmentação da equipe de representantes.

d. Ampliação da equipe de apoio técnico às vendas.

e. Alcançar novos mercados:

i. Consolidar o mercado de Cachaças Especiais: a participação atual é pouco expressiva e o setor apresenta um grande potencial de crescimento no Exterior.

ii. Consolidar o mercado de Cachaças tradicionais em todo Brasil.

f. Aumentar a participação nas gondolas das grandes Redes de Supermercados como Wal-Mart, Cia Zaffari, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e grandes atacadistas parceiros a distribuir pelo Brasil, assim aumentara o faturamento da empresa.

g. Reestruturação dos fluxos operacionais relacionados com a aquisição de matérias primas, armazenamento, fabricação, logística e expedição.

4. COMENTÁRIOS FINAIS

As estratégias apresentadas serão posteriormente desdobradas em planos operacionais detalhados.

É importante destacar que o sucesso para alcançar esses objetivos, por meio das estratégias propostas, depende fundamentalmente da integração e comprometimento de todos os setores envolvidos da empresa.

Competência e Habilidade do Gestos

Competência e

Habilidade do

Gestor Sr. Paulo Sr. Iran

1 . Produtivo - X

2 . Tolerância X -

3 . Inovador - X

4 . Comunicativo X -

1 . Produtivo

Paulo, não produz com eficácia quando é submetido a prazos determinados ou sobre pressão de entrega, já Iran Sim.

2. Tolerância

Iran, persisti em suas opiniões e é resistente a ceder mesmo quando percebe que obteve contribuições de seus liderados, Paulo é tolerante e redutível as iniciativas dos colaboradores.

3 . Inovador

Paulo, tem dificuldades de desestruturar idéias já implantada, para obter maior satisfação dos colaboradores durante a jornada de trabalho.

4 . Comunicativo

Iran, peca na falta de idéias, motivação da equipe e resolver conflitos internos.

Competência e

Habilidades e Deficitárias Paulo Iran

1 . Autocontrole emocional

2 . Capacidade de transferir

Conhecimentos

3 . Senso crítico

Traçamos algumas habilidades e competências essenciais para o sucessor da empresa Pira. Observamos que os dois possíveis sucessores do Dr João traz consigo conhecimentos essenciais para o prol da empresa, conhecimento adquirido por anos.

Iran um dos candidatos a sucessor da fabrica é formado em publicidade em propagando, um funcionário extremamente exigente e eficaz com entregas de metas e horários, produz um trabalho produtivo, lucrativo e rendoso, mas persisti em suas opiniões e é resistente a ceder mesmo quando obteve contribuições, isso causa um grande conflito, pois inibi seus colaboradores de transmitir ideias que seria proveitosa para a empresa, porém se sobre sai com inovações que atrai os clientes, pois suas inovações cria uma curiosidade em seus clientes que automaticamente os clientes procuram bem mais pelos produtos, que gera um trabalho bem mais rendoso e lucrativo se sobre sai bem mais como diretor financeiro.

Traçamos que o melhor perfil para se encaixa na empresa Pira é a do Paulo.

Paulo é formado em administração de empresa acompanhava seu pai desde pequeno possui muito mais conhecimento do que seu irmão Iran, possui conhecimento tácito e explicito, produz um trabalho eficiente, procura resolver tudo com tolerância, esclarece duvidas, resolver conflito, expor ideia com clareza e é um bom líder de equipe isso torna o convívio mais simpático entre os funcionários, por ser mais comunicativo leva certa vantagem, pois consegui transmitir mais segurança com seus subordinados e fornecedores consegui realizar boas negociações por saber se impor e tomar decisões importante com êxito.

Passo 4

De acordo como Paulo foi o escolhido para sucessor do Dr. João, ficando com o cargo de Gestor da empresa, por meio de muitas pautas e reuniões, foi formado um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com