TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Casos: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  2.831 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE...

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NOME DO ACADÊMICO (A) E RA...

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE ECONOMIA DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TUTOR EaD: Cintia Galeni

CIDADE / ESTADO

2013

Passo 01

Conhecimento Habilidade Julgamento Atitude

“Antes de saber se há um herdeiro capaz de dirigir o negócio, é preciso saber se eles (os herdeiros) estão preparados para serem sócios”. Essa escolha deve ser legitimada pelos sócios. “Acredito que a primeira coisa a fazer é tratar do assunto com o fundador ainda vivo e lembrar que sucessão é falar de continuidade, e não de morte.”

Uma empresa familiar não precisa, necessariamente, ser dirigida por um herdeiro. Esse pode atuar, por exemplo, apenas em um conselho administrativo ou societário. Mas antes de escolher o sucessor, há um trabalho muito mais árduo a fazer. “É preciso abrir espaço na família e permitir que os filhos entendam que herança traz uma responsabilidade muito grande por meio de legado. Se cada geração não agregar valor, o patrimônio acaba.”

O processo sucessório representa um dos momentos mais importantes para que se otimize a continuidade da empresa familiar, não sendo um processo rápido. Para que a sucessão aconteça, é necessário que haja um planejamento da sucessão, pois, por um lado, o sucessor deve se preparar para o cargo e por outro, o sucedido deve tornar esse processo mais claro, informando aos familiares detalhes de como está o encaminhamento para escolha do sucessor.

O processo sucessório é uma fase em que é preciso se ter grande cuidado quanto à sobrevivência e a continuidade das empresas familiares, de forma a não comprometê-las.

O importante é planejar a sucessão empresarial com antecedência. “Empresas que estão

apoiadas em uma figura forte corre o risco, em sua ausência, de entrar no caos no dia seguinte com a disputa de poder. Para os herdeiros, dá-se a seguinte dica: “preparese para a vida e não para ser herdeiro. Se não descobrir o seu sonho, ficará pendurado no sonho do pai.”

Revista Distribuição

Matéria: Sucessão Familiar

Agosto/ 2006 - Páginas 94 a 112

Repórter: Tânia Logaresi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com