TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Casos: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  1.505 Visualizações

Página 1 de 5

DESAFIO PROFISSIONAL - BAUDUCCO

Desafio profissional do curso de pós graduação da Universidade Anhanguera. Estudo de caso para aumento de vendas de mix de produtos da Bauducco.

Professora orientadora: Thais Ravasi

ÍNDICE

Introdução

Desenvolvimento

1. Análise ambiente externo

2. Análise ambiente interno

3. Análise SWOT

4. Objetivos de marketing

5. Estratégias

6. Plano de ação

7. Plano de comunicação

Bibliografia

INTRODUÇÃO

hoje em dia é difícil um natal sem o tradicional panetone, um café da manhã sem torrada ou mesmo um lanche sem deliciosas bolachas. É difícil ainda imaginar que qualquer um desses produtos não venha embalado nas tradicionais embalagens amarelas da BAUDUCCO, um sobrenome italiano que virou sinônimo, especialmente de panetone, proporcionando momentos deliciosos para as famílias com seus deliciosos produtos.

Neste trabalho irei apresentar um pouco do que é a empresa Bauducco, como é seu comportamento tanto internamente como externamente e de que forma pode-se melhorar a venda e a divulgação de seu mix de produtos por completo, sabendo que suas vendas em épocas sazonais cai consideravelmente, dando espaço somente aos panetones ou colombas pascoais.

DESENVOLVIMENTO

Análise ambiente externo

Durante aproximadamente 50 anos (desde 1952), a Bauducco não enfrentou nenhum forte concorrente e era sempre focada no panetone, o que deu origem a marca. Os problemas começaram a surgir em 2007, quando a marca Laura entrou no mercado alimentício com um grande investimento em comunicação, mas não deu muito sorte pois a empresa Bauducco já havia se firmado no mercado e estava em constante crescimento. No ano seguinte, a empresa Bauducco resolveu inverter a situação do seu marketing e passou a investir na comunicação, principalmente – e quase exclusivamente aos produtos sazonais e direcionada ao público jovem, dando enfoque ao chocolate.

Em 2009 novamente a Bauducco se sentiu incomodada com os concorrentes, a marca Bimbo e a Nestlé. Com isto, a reação imediata foi mudar a comunicação, pois jovens poderiam ser facilmente roubados por qualquer marca e adotou como carro chefe seus principais diferencias: a tradicional receita e a tradição familiar. Os anos seguintes a Bauducco, mesmo com o incomodo dos concorrentes, conseguiu continuar com suas metas de produção e venda atingidas e ao longo do tempo vem percebendo a queda de vendas das empresas que a ameaçam.

Mas durante todo esse tempo, ela continua uma briga incansável sobre ser sinônimo de vendas em períodos sazonais, esquecendo e tendo uma produção pequena durante outras épocas do ano.

Análise ambiente interno

A Bauducco se preocupa com sua imagem internamente. Não é somente a propaganda de que tudo é feito quase que artesanalmente. Dentro da empresa, familiares da tradicional família se dividem em diversos setores da fábrica para que o ambiente acolhedor e familiar possa sempre estar em contato com os funcionários, dando a assistência necessária quando for preciso.

Podemos considerar o ambiente interno da empresa sem nenhum problema, pois, como seus produtos são feitos para todos os tipos de públicos, é assim também que vemos dentro da empresa. Com boa comunicação interna, linhas de produção que funcionam bem e aceitam em épocas sazonais a presença de novos funcionários para suprir a necessidade de aumento de produção, não há registro de falhas.

Análise Swot

Após conhecer um pouco do do ambiente da empresa estudada, podemos elaborar a seguinte análise swot:

Força:

- Tradição familiar

- Mix de produtos

- Abrange todos os tipos de público

- Linha de produção com alta capacidade produtiva

Fraquezas:

- Foco principal em produtos sazonais;

- Falta de treinamento aos funcionários devido a contratos temporários

- Algumas decisões centralizadas nos donos da empresa

- Enfatizam muito a marca encima do panetone

Oportunidades:

- Crescimento econômico no mercado alimentício

- União com algumas das empresas que poderiam ameaçar

- Marketing digital

- Reconhecimento no mercado

Ameaças:

- Empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com