TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descobertas еm Biologia Celular

Artigo: Descobertas еm Biologia Celular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  Artigo  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Descoberta 1: A fisiopatologia da Artrite Reumatóide foi descoberta

Uma matéria publicada no site Ciência Hoje, no dia 25 de janeiro de 2015, revelou que uma equipe de pesquisadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) descobriu que as células do sistema imunitário T CD8, que são responsáveis pela defesa do organismo contra infecções, que são produzidas pelo Timo, estão alteradas na artrite reumatóide, sendo elas responsáveis pela manutenção da doença, tanto no sangue quanto nas articulações.

O estudo mostra que, nesta doença crônica, as T CD8 perdem a tolerância imunológica e destroem as células boas da articulação. O estudo foi feito primeiro em animais e posteriormente em humanos, onde a amostra contou com 96 doentes com artrite reumatóide, do Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com a direção do Catedrático da FMUC José António Pereira da Silva.

No primeiro estudo feito com ratos, os pesquisadores observaram ainda que ao retirarem as T CD8 do sistema, os ratinhos apresentavam melhorias muito significativas. De acordo com a pesquisadora e primeira autora deste estudo, Helena Carvalheiro, esta pesquisa abre as portas para o desenvolvimento de novos estudos tratamentos focando estas células que estão destruindo as células erradas por terem perdido a capacidade de distinguir o que um corpo estranho daquilo que é um componente do organismo.

Após esta descoberta, o próximo passo é a selação das vias moleculares intracelulares das T CD8 que podem ser geneticamente modificadas para fins terapêuticos, ou seja, para fazer a reparação do dano, afirmou Helena Carvalheiro.

Referências:

CIÊNCIA HOJE. Portas abertas para novos tratamentos para a artrite reumatóide. Disponível em: <http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=59890&op=all>. Acesso em: 26 jan. 2015.

CARVALHEIRO, H.; DA SILVA, J.A.; SOUTO-CARNEIRO, M.M. Potential roles for CD8(+) T cells in rheumatoid arthritis. Autoimmun Rev., v.12, n.3, p. 401-9, jan. 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com