TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desconstruindo Paris E Nova York

Trabalho Escolar: Desconstruindo Paris E Nova York. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  2.209 Visualizações

Página 1 de 4

PARIS

Paris, a cidade da luz, uma das cidades mais lindas do mundo, que nem sempre fora assim. Teve seu processo de urbanização contado no documentário, Desconstruindo Paris. Nesse documentário ressalta claramente as inovações arquitetônicas e urbanísticas da cidade, mas também mostra as influências romanas nas edificações surgidas: fórum, anfiteatro e banhos romanos.

Depois de atacada e dominada pelos francos, a já capital da França foi construída e fortalecida com a construção de uma muralha, da qual ainda hoje podemos encontrar as partes espalhadas pelos lugares mais inusitados de Paris.

Por sua demografia elevada surgiram problemas, como a seca. A solução encontrada pelos “monges engenheiros” foi criar aquedutos subterrâneos que abastecessem toda a cidade. Cada habitante tinha direito a 1 litro de água por dia, para todas as atividades, mas ainda sim não foi o suficiente para resolver o problema e então foi necessário desviar um canal próximo, usando estações de bombeamento afim de que não esvaziasse.

Falando então da necessidade motora dos habitantes da capital, que agora se estendia por ambas as margens do rio Sena, O rei Henry III ordenou a construção da primeira ponte parisiense, Pont Neuf. Sua matéria prima é a pedra calcária, acumulada no solo abaixo da cidade, o bastante curioso é que a ponte foi sendo construída apenas no verão, por o rio estar seco.

Com tanta gente morando em Paris e gente morrendo por conta da peste, o cemitério de Saints-Innocents começava a incomodar os vivos. As populações vizinhas estavam adoecendo, e a quantidade de matéria em decomposição no solo chegava ao lençol freático, contaminando a água de toda a cidade com bactérias perigosas. Além de construir mais cemitérios, Les Innocents precisava ser esvaziado, e os restos dos queridos entes falecidos, relocados. As antigas pedreiras subterrâneas ofereceram a solução. Por 2 anos, corpos foram exumados e seus ossos cuidadosamente arranjados em paredes, ornadas de crânios.

Enfim, depois da Revolução Francesa, Georges-Eugène Haussmann, nomeado prefeito, revitalizou e remodelou Paris. Criou parques e praças, edifícios públicos, criou uma organizada rede de esgotos, considerada até hoje um dos melhores do mundo que atende à cidade toda, e ligou ferrovias.

A Paris de Haussmann é a Paris que vemos hoje.

NOVA YORK

O documentário produzido pela Discovery Channel traz informações surpreendentes sobre a constituição da cidade que se tornou um dos centros financeiros mais importantes do mundo: Nova Iorque. Com um trabalho visual digno de apreciação, este documentário mostra, em pouco mais de cinquenta minutos, as transformações na ilha de Manhattam, que vão desde o começo da colonização dos Estados Unidos, passando pelos planos de estruturação do local, pela construção do famoso Centra Park, pela crescente centralização econômica, até chegar no que atualmente é o nervo da economia mundial.

Nova Iorque realmente é a cidade mais arrogante do mundo, afinal de contas, lá estão os maiores prédios do mundo, as empresas mais importantes, as lojas mais desejadas, o parque urbano mais famoso com sua imponência, no entanto artificial, mas, mesmo assim egocêntrica, com suas enormes pontes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com