TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exposição de móveis de Paris

Seminário: Exposição de móveis de Paris. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

reconizou suas artes aplicadas primeiro em sua terra natal, a Bélgica. Em 1896, realizou em Paris uma exposição de móveis que, com suas linhas onduladas e seus motivos orgânicos, foram fundamentais para difundir o art nouveau na França. No ano seguinte, com uma exposição em Dresden, chegou à Alemanha.

No arranjo que propõe para sua casa em Uccle, em 1897, Van de Velde firma-se pela primeira vez na decoração, ao mesmo tempo que começa sua atividade como teórico e propagandista.

A partir de 1902, torna-se conselheiro do Duque de Weimar – fundando a Escola de Artes e Ofícios de Weimar 4 anos depois – e é chamado para dirigir o Weimar Kunstgewerblicher Institut, que tornaria-se a Bauhaus de Gropius no pós-guerra.

Foi também um dos fundadores do Deutsche Werkbund ("Associação Alemã de Ofícios"), além de ter fundado também em Bruxelas, em 1927, o Institut Supérieur des Arts Décoratifs de la Cambre (no qual se formaram os mais importantes arquitetos belgas), antes de mudar-se para a Suíça, em 1947.

Quebrando o esquema dos três cômodos interligados, característica comum das casas de Bruxelas, Horta introduz luz e fluidez por toda parte assim como uma decoração onipresente dominada até nos mais ínfimos detalhes. Durante dez anos, graças à ajuda de um pequeno grupo de amigos, entre os quais o industrial Ernest Solvay, ele construiu uma série de hotéis particulares que foram considerados verdadeiras obras de arte.

Depois dessa casa, horta construiu em bruxelas numerosas outras residências, escritórios e lojas, entre elas a Maison du Peuple (1897), que ilustra a ousadia e originalidade do artista para a época em sua fachada curva de ferro e vidro.

Em 1913, foi nomeado presidente da Academia de Bruxelas, tornando-se mais tarde barão Horta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com