TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Embrionário

Casos: Desenvolvimento Embrionário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  4.182 Palavras (17 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 17

1ª Semana

A primeira semana da gestação coincide com a primeira semana do último ciclo menstrual. É assim que os obstetras calculam o tempo da fecundação e contam as semanas para estimar a data do nascimento do bebê. Mas a fecundação em si, que resulta do encontro do óvulo com o espermatozóide na trompa de falópio, como se chama a conexão entre os ovários e o útero, só ocorre no final da segunda semana do ciclo, na maioria dos casos.

2ª Semana

O óvulo fertilizado, também denominado zigoto, tem apenas duas células quando é impelido por contrações da musculatura lisa da tuba uterina em uma viagem em direção ao útero. Durante esse percurso, o processo de divisão celular (mitose) tem seu curso, e o zigoto passa de duas células para 4 células e depois 8 até 16 células, quando chega ao útero para se ligar à parede do endométrio, nesta altura espessada para recebê-lo. A implantação desse agrupamento celular ocorre na terceira semana da gravidez, quando pode ocorrer pequena perda sanguínea que em nada afeta a gestação.

3ª Semana

No local da implantação as células continuam se dividindo, formando uma bolinha de tamanho diminuto, que gruda na parede uterina e começa a receber oxigênio e nutrientes da placenta e do cordão umbilical, compostos por tecidos embrionários e maternos, neste estágio em início de desenvolvimento. É na quarta semana que tem início a formação do embrião propriamente.

4ª Semana

O aglomerado de células do embrião continua em desenvolvimento no seu útero e chega à quinta semana do tamanho de um carocinho de maçã. Tem início, então, a sua divisão em três camadas: a superior forma o tubo neural e dá origem ao cérebro, a espinha dorsal, a medula espinhal e aos nervos e a intermediária dá origem ao coração e ao aparelho circulatório. Nesta semana, ainda, a placenta se desenvolve em vilosidades coriônica, produzindo o hormônio gonadotrofina coriônica, que permite ao embrião recém-implantado na parede do útero dar sinais de sua presença. O nível de ganodotrofina coriônica, mais conhecido como o hormônio da gravidez, ou βhCG, aumenta ao ponto de ser eliminado na urina da mulher. É esta a hora em que os testes de gravidez funcionam.

5ª Semana

O coração do embrião é do tamanho de uma sementinha, mas já começa a bater e a bombear sangue enquanto se divide para formar suas câmaras. Os brotos dos membros superiores e inferiores começam a se formar neste período, também, quando o embrião mede 4 milímetros de comprimento, parecendo um girino. Na quinta semana, o tubo neural, que liga o cérebro e a medula espinhal, se fecha e alguns órgãos importantes, como rins e fígado, começam a surgir e os intestinos a se desenvolver.

6ª Semana

O embrião já está com a cabeça formada, ela é grande em relação ao corpo, no lugar dos olhos aparecem manchas escuras, e é possível observar as aberturas que darão lugar às narinas. Notam-se ainda as pequenas saliências que se delineiam para formar as orelhas e o crescimento da hipófise e das fibras musculares tem início. Você não consegue ouvir, mas o coração já dividido entre a câmara direita e esquerda bate a um ritmo regular, de 150 batimentos por minuto - o dobro do seu ritmo cardíaco. O tamanho do embrião nesta fase é de 8 milímetros.

7ª Semana

Com quase 13 milímetros de comprimento, o embrião já tem agora os dedos das mãos e dos pés, embora estes ainda apareçam “colados” por uma membrana, como se fosse pés de anfíbios. As orelhas estão formadas e começa o desenvolvimento da arcada dentária. O seu bebê é agora um feijãozinho que se mexe dentro do seu útero sem parar. O fígado produz grandes quantidades de glóbulos vermelhos do sangue, enquanto a medula óssea se forma para assumir esse papel. Desta etapa em diante, seu bebê vai começar a crescer rápido. É a hora em que podem surgir os incômodos, como os enjôos, causados pelos hormônios da gravidez que a esta altura inundam o seu corpo.

8ª Semana

Nesta fase de entrada no terceiro trimestre da gravidez o embrião tem 18 milímetros de comprimento, o sexo está estabelecido e a genitália definida, externamente. A cauda embrionária se perde e os músculos, os nervos e os órgãos já funcionam nesta etapa, em que se podem observar as mãozinhas se mexendo e os dedos dos pés se separando da membrana fina que os ligava.

9ª Semana

O feto chega a medir 30 milímetros e tem todas as estruturas essenciais, externas e internas, formadas, do ouvido ao aparelho digestivo. Já é possível fazer um ultrassom. Para medir a translucência nucal, um exame que permite verificar se o bebê não apresenta problemas genéticos como a síndrome de Down. As pálpebras do bebê já estão formadas e devem permanecer fechadas por até quase o sétimo mês de gestação.

10ª Semana

O feto chega a medir 50 milímetros nesta fase e pode pesar já uns quatro gramas. No ultrassom é possível observar o estômago, a bexiga e a massa encefálica, além do pescoço e da coluna vertebral. Todos os órgãos vitais estão formados e funcionando, do fígado, aos rins, ao cérebro, mas a cabeça continua grande, mede praticamente a metade do comprimento de todo o corpo. Com a ajuda de um estetoscópio especial o seu médico já conseguirá que ouça o coração dele batendo.

11ª Semana

O embrião passa a ser considerado feto, já tem todas as características físicas de uma pessoa e a sua face tem aspecto humano. Está com 61 milímetros de comprimento e as unhas dos dedos das mãos e dos pés começaram a se formar. O primeiro trimestre de gravidez está chegando ao fim e a partir de agora é acompanhar o seu bebê crescer. Ele está bem embalado, dentro do útero, e só quer saber de se mexer. Não pára um minuto, a não ser quando dorme.

12ª Semana

Uma variedade de mudanças no corpo do bebê tem início nesta etapa da gravidez. Ele já pesa por volta de 28 gramas e tem vinte dentes em formação sob a gengiva. O intestino migra do cordão umbilical para dentro do abdome e o material fecal passa a se desenvolver. As vilosidades do intestino começam a se formar, o que favorece os movimentos peristálticos e a digestão. O pâncreas do bebê também já secreta insulina.

13ª Semana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com