TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desmatamento na Amazônia

Por:   •  16/4/2017  •  Tese  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 6

Desmatamento na Amazônia cresce 206% em janeiro, diz Imazon

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), da organização Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), sediada em Belém (PA), detectou que a Amazônia Legal perdeu perdeu 107 km² de floresta em janeiro de 2014, o que representa um aumento de 206% em relação a janeiro de 2013 quando o desmatamento somou 35 km². A reportagem é de Altino Machado, publicada no Blog da Amazônia, 14-02-2014. O desmatamento acumulado no período de agosto de 2013 a janeiro de 2014, correspondendo aos seis primeiros meses do calendário atual de desmatamento, totalizou 531 km². Foi detectada redução do desmatamento acumulado de 60% em relação ao período anterior (agosto de 2012 a janeiro de 2013) quando o desmatamento somou 1.326 km². Em janeiro, a maioria (58%) da área florestal da Amazônia estava coberta por nuvens, o que reduziu a capacidade de detecção do desmatamento e da degradação florestal na região.

Opinião: O governo não se preocupa com o essencial que é segurança,saude e educação, imagine esquentar a cabeça com as florestas.

Câmera de celular vai ajudar na busca de vida extraterrestre

Pesquisadores alemães transformaram uma simples câmera de telefone celular em ferramenta de busca por evidências de vida em paisagens áridas e aparentemente desabitadas. O aparelho recebeu o nome de Astrobiólogo Ciborgue e poderá ser usado em futuras sondas espaciais, para procurar por sinais de vida extraterrestre. A tecnologia foi apresentada nesta segunda-feira no Congresso Europeu de Ciência Planetária. Os cientistas da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, trabalham há mais de uma década na criação de novas técnicas que possam dar mais autonomia às sondas robóticas enviadas a outros planetas. A intenção da equipe é que elas possam vasculhar as paisagens locais e escolher os pontos mais interessantes para realizar investigações geológicas e biológicas sem a necessidade da intervenção humana. Em sua versão atual, o Astrobiólogo Ciborgue usa uma câmera de celular para tirar fotos de suas imediações e enviá-las, via Bluetooth, a um computador portátil. A máquina processa as imagens em busca de cores e texturas características, e comunica de volta ao celular o grau de semelhança entre a paisagem e imagens anteriores armazenados em seu banco de dados. "O nosso sistema começou como uma grande câmera em um tripé, acoplada a um computador. Ao longo dos anos ele foi diminuindo e agora é composto por apenas um smartphone e umlaptop. Estamos trabalhando para colocar tudo isso em apenas um celular — e, eventualmente, em uma sonda espacial”, diz Patrick McGuire, pesquisador da Universidade Livre de Berlim que comanda o desenvolvimento da tecnologia.

Opinião:Acho que essa invenção vão vai dar muito certo, mesmo por que eu não aquedito em alieniginas, então acho que tudo isso é uma perca de tempo  

China testa clonagem de porcos em escala industrial

A tecnologia usada não é nova, mas a produção em escala industrial transformaram a empresa BGI no maior centro para clonagem de porcos do mundo.

Em um dos abrigos há 90 animais em duas longas filas e eles parecem perfeitamente normais, mas cada um deles carrega embriões clonados. Muitos desses porcos também são clones.

O lugar produz cerca de 500 porcos clonados por ano.

Uma sala perto dos abrigos dos porcos serve como sala de cirurgia e uma porca está anestesiada, com uma máscara de oxigênio no focinho e coberta por plástico azul. Dois técnicos inseriram uma sonda com fibra ótica na porca para localizar seu útero, um terceiro retira de uma geladeira um tubo de ensaio com blastócitos, células embrionárias.

A sala não tem ar condicionado e a limpeza não é perfeita, moscas voam em volta da cabeça da porca. Mas tudo parece estar dentro da rotina e até a presença de uma equipe de televisão estrangeira no local não parece fazer diferença e, apesar da porca parecer confortável, ninguém parece estar preocupado com a reação da equipe da BBC ao presenciar a operação ou com eventuais repercussões de grupos de defesa dos animais.

A companhia diz que dois implantes como este podem ser feitos por dia; a taxa de sucesso fica entre 70 e 80%.

Opinião:Acho que não deveriam clonar animais,e a maioria das clonagem feitas por ai não dão muito certo. um ponto positivo é que com a clonagem de animais podemos estudar melhor uma espécie clonada e também presevando a própria espécie, pois estaremos evitando com que a espécie clonada não entre em extinção.  

BIOLOGIA SINTÉTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AMEAÇAM HUMANIDADE, DIZ ESTUDO

Pesquisadores do Instituto do Futuro da Humanidade, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, lançaram um estudo sobre quais seriam os verdadeiros riscos que ameaçam a nossa existência como espécie na Terra. O astrofísico britânico Lord Martin Rees explica que este é o primeiro século da história em que a principal ameaça para a humanidade não tem origem na natureza: nossa maior ameaça provém da própria humanidade.  Nenhum fator relacionado à natureza poderia, ao menos no próximo século, levar à destruição total da humanidade, já que nossa espécie teria "experiência" em lidar com estas catástrofes e já deu mostras de que tem capacidade de sobrevivência. Um possível extermínio da nossa espécie também não estaria associado a uma guerra nuclear.  Entretanto, são dois elementos bem pontuais da nossa cultura moderna que poderiam nos conduzir ao extermínio de acordo com o estudo: a biologia sintética e a inteligência artificial. A biologia sintética manipula as fronteiras da biologia humana, e um erro ou um excesso pode ser fatal para os seres humanos (como conhecemos hoje). Já no caso da inteligência artificial, esse tipo de experimento poderia levar a uma "explosão de inteligência", que estaria no fato de conceder muito poder às máquinas e os resultados disso são difíceis de serem previstos ou controlados.  Os pesquisadores têm enfatizado a necessidade de conscientização sobre estas questões, pois é preciso que a humanidade esteja ciente dos riscos pela frente e, além disso, os governos também precisam gerenciar essas ferramentas com total responsabilidade. O filósofo Instituto, Nick Bostrom, define o problema: "Estamos no nível das crianças em termos de responsabilidade moral, mas com a capacidade tecnológica de adultos."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com