TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Mellitus

Ensaios: Diabetes Mellitus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  2.416 Palavras (10 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SERVIÇOS

CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

DIABETES MELLITUS

UM PROBLEMA RELEVANTE DE SAÚDE PÚBLICA

CAICÓ/RN

ABRIL/2014

ANA SANTANA DA COSTA

ERICA SILVA LUCENA

DIABETES MELLITUS

UM PROBLEMA RELEVANTE DE SAÚDE PÚBLICA

Trabalho apresentado a Professora da disciplina Metodologia do Trabalho Cientifico e da pesquisa em saúde do curso Técnico em Enfermagem do Centro de Formação Profissional e Serviços, vinculada a linha de pesquisa assistência de enfermagem nas diversas especialidades como requisito para avaliação da disciplina.

Orientador: Kledyanne Cristina

CAICÓ/RN

2014

SUMÁRIO

1– INTRODUÇÃO........................................................................................... 4

1.1- Objetivo...................................................................................................... 6

2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................... 7

2.1 Conceito...................................................................................................... 7

2.2 - Tipos De Diabetes.................................................................................... 7

2.3 - Sinais e Sintomas.................................................................................... 8

2.4 - Diagnóstico da Doença........................................................................... 8

2.5 -Tratamento e Prevenção......................................................................... 9

2.6 - Estudo De Caso........................................................................................ 9

3 – METODOLOGIA...................................................................................... 11

4– CONCLUSÃO............................................................................................. 12

REFERÊNCIAS…........................................................................................... 13

APÊNDICE A – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO..............................................................................................

14

APÊNDICE B - ROTEIRO DE ENTREVISTA........................................... 16

INTRODUÇÃO

A Diabetes Mellitus deixou de ser apenas uma doença complexa para se tornar um problema relevante de saúde pública, em vista de sua prevalência elevada e ascendente, da morbilidade e mortalidade determinadas pelas suas complicações crônicas e do seu enorme impacto social e econômico.

Os dois maiores estudos prospectivos em diabetes, concluídos na última década, o Diabetes Control and Complications Trial - DCCT e o United Kingdon Diabetes Prospective Study – UKPDS, esclareceram que o controle estrito da glicemia reduz, significativamente, a microangiopatia, Mostraram ainda, por meio de análises epidemiológicas, que há uma relação contínua entre o risco de complicações microvasculares e o nível de sustentado de glicemia.

O UKPDS também demostrou que o controle da hipertensão arterial foi capaz de reduzir a mortalidade e as complicações micro e macrovasculares. Outros estudos controlados firmaram a importância da correção da dislipidemia para a redução da mortalidade e dos eventos cardiovasculares entre os diabéticos

Os resultados de todas essas pesquisas abriram a possibilidade de intervenção e prevenção, pelo menos em parte, das devastadoras complicações crônicas do diabetes.

Por outro lado, estão disponíveis novas insulinas e formas de aplicação, novos agentes antidiabéticos orais e dispositivos para a automonitorização da glicemia.

Os transplantes de pâncreas, ainda restritos, sinalizam a busca incansável de novas alternativas para os pacientes.

Neste contexto, crescem de importância a abordagem do tratamento baseada em evidências e a educação para o autocuidado do diabético.

Entretanto, há um longo caminho a ser percorrido pela ciência até que os portadores de diabetes´possam ter um tratamento que restabeleça, por completo, o seu equilíbrio metabólico e que previna toda e qualquer complicação decorrente da doença.

O termo diabetes mellitus aplica-se a um grupo de distúrbios metabólicos, de etiologia múltipla, que se caracterizam, bioquimicamente, por hiperglicemia crônica e, clinicamente, pelo desenvolvimento a longo prazo de complicações microvasculares (microangiopatia diabética).

Dois fatos tornam complexa a tarefa de se selecionar um nível de hiperglicemia que defina o diabetes mellitus: (1) a distribuição dos valores glicêmicos é unimodal na maioria das populações, e (2) o longo intervalo de tempo entre a instalação da hiperglicemia e o aparecimento da microangiopatia.

Acredita-se que no Brasil existam cerca de 12,5 milhões de pessoas portadoras de diabete ( 90% do tipo 2- DMNID e 9 % do tipo 1- DMID), e aproximadamente a metade dessas pessoas não tem conhecimento da sua doença.

O diabetes mellitus representa hoje uma epidemia mundial. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que existam 12,5 milhões de diabéticos – muitos deles sem diagnóstico. A doença pode começar a afetar o organismo dez anos antes de o paciente desconfiar dos sintomas. O envelhecimento da população, a urbanização crescente, o sedentarismo, a alimentação pouco saudável e a obesidade são os grandes responsáveis pelo aumento de prevalência do diabetes.

A doença gera grande impacto econômico para os sistemas de saúde e a sociedade, devido ao tratamento e às complicações desencadeadas pelo diabetes, como a doença cardiovascular, diálise por insuficiência renal crônica e cirurgias para amputação de membros inferiores.

Tudo pode ser evitado ou minorado com diagnóstico precoce, tratamento oportuno e adequado e educação para o autocuidado.

Objetivo

Descrever a Diabetes Mellitus como doença.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Conceito

O diabetes mellitus é uma síndrome caracterizada por distúrbios metabólicos, de causas múltiplas, em razão de deficiência no processo de produção da secreção de insulina, de forma absoluta ou relativa, gerando um quadro clínico de hiperglicemia (taxas elevadas de glicose no plasma sanguíneo). Trata-se de um complexo grupo de doenças metabólicas.

2.2 Tipos De Diabetes

O diabete é dividido pela OMS em 4 diferentes grupos: diabete tipo 1 – DMID (diabetes mellitus insulinodependente); tipo 2 – DMNID (diabetes mellitus não insulinodependente); diabete do tipo específicos ( por defeito na função da célula beta, por defeitos genéticos na ação insulínica, por doenças do pâncreas exócrino, por endocrinopatia, por anticorpos (diabetes autoimunes) e por síndrome genéticas.

A DMID tem como causas: problemas hereditários que causam alterações imunológicas, além de fatores ambientais, tais como virose (caxumba, hepatite, etc.), fatores alimentares, estresses físico e emocional, entre outros. Já a DMNID tem obesidade e fatores genéticos como importantes causas.

2.3 Sinais E Sintomas

O diabetes tipo 1 – DMID é uma patologia crônica causada por uma deficiência no processo de produção de insulina no pâncreas, desencadeando um quadro clínico de hiperglicemia. O paciente apresenta poliúria (excesso de produção e eliminação de urina) polidipsia (excesso anormal de sede), polifagia (condição em que o paciente consome quantidade excessiva de alimentos), rara anorexia, perda de peso, fadiga física, letargia, câimbras musculares, irritabilidade, alterações visuais do tipo visão embaçada, cefaleias, ansiedade, dor no tórax, dificuldade para respirar, náuseas, diarreia, vômitos e dor abdominal.

O diabetes tipo 2 – DMNID tem uma hiperglicemia que está associada à intolerância à glicose e não é decorrente de distúrbios na secreção de insulina e sim na ação periférica desta substância. No seu inicio, a DMNID é assintomática. Com a sua evolução, o paciente poderá apresentar poliúria, polidipsia, polifagia, fraqueza física, fadiga, perda de peso, nefropatia, neuropatia, retinopatia e infecções.

2.4 Diagnóstico Da Doença

Os sinais e sintomas acima descritos são fortes indicativos de diabetes mellitus.

O diagnóstico diferencial da DMID ou tipo 1, inclui glicosúria renal benigna, DMNID ou tipo 2, intolerância à glicose, etc.

O diagnóstico diferencial da DMNID consiste de DMID, síndrome de Cushing, insuficiência pancreática, ou uso de agentes corticosteroides, feocromocitoma e hiperglicemia por estresse.

2.5 Tratamento E Prevenção

O tratamento médico da DMID consiste em controle dietético, monitoração ambulatorial do paciente, atividades físicas incluindo exercícios aeróbicos regulares, monitoração diária da taxa de glicemia com medidor de glicose HGT (hemoglicoteste) e o emprego da insulina. A terapia de insulina varia muito de um paciente para outro, tanto na dosagem diária quanto nos tipos de insulina. Não há uma forma de prevenção eficiente para uma descompensação da DMID.

O tratamento da DMNID consiste também em dieta, exercícios controlados, controle diário da taxa de glicemia e acompanhamento médico ambulatorial. São administrados os hipoglicemiantes orais de 1º geração (tolbutamida, tolazamida, ou glipizida); ou a insulina regular, NPH, lenta e ultra lenta. Como prevenção da DMNID, destacam-se o controle da obesidade e a prática de atividades físicas regulares.

2.6 Estudo de Caso

CASO I

G.A.S, nascido aos 07/02/1999, 14 anos, do sexo masculino, residente na Rua Sulivan Medeiros, Nº 411, Bairro Samanaú, portador da diabetes tipo 1 desde os dez anos de idade, o mesmo relata que começou a sentir varias vontades de fazer xixi, cansaço e embaraçamento na vista, sinais e sintomas esses que começaram a aparecer depois de uma ansiedade que o mesmo veio a sentir ao saber de uma determinada viajem que iria realizar, segundo o entrevistado o mesmo tem dois tios maternos que são portadores da doença, no momento em que descobriu que era portador da diabetes ficou desesperado e sem reação, não queria acreditar que era portador, no começo chorou bastante, até o presente momento os sinais e sintomas se mantiveram, o entrevistado informou que para manter a regularidade da doença mantem uma dieta rigorosa e controlada, evitando massa e açúcar e tomas insulina diariamente a 4 anos, o mesmo só descobriu que era portador por que urinava muito, perdeu peso e a vista ficou embaraçada, dai resolveu fazer o exame onde foi constado a doença, o entrevistado encerrou a entrevista com a seguinte mensagem “ atenção jovens e adultos evitem comer doces em excesso, faça bastante exercícios físicos, dê preferência a carne branca e controle sua refeição comendo bastante verduras”

CASO II

J.L.M, nascida aos 14/05/1934, 79 anos, do sexo feminino, residente na Rua Pedro Jeremias de Azevedo, Nº 15, no Bairro Castelo Branco, na Cidade de Caicó-RN, portadora da diabetes tipo 2 a 19 anos, descobriu que era portadora após os 60 anos de idade, fez exames para descobrir que e portadora da diabetes, na família existe casos de diabetes, a tia a irmã eram portadoras da doença, no primeiro momento ao descobrir simplesmente se conformou pois sabia que tinha casos na família, controla a doença evitando comer massas, doces e etc, a mesma relata que já tomou muito medicamento, mais de uns dias desses deixou de tomar, só descobriu a doença por que foi fazer um exame para realização de uma cirurgia dai então foi constatado que era portadora da diabetes, a entrevistada finalizou a entrevista com a seguinte mensagem “ se você não tem caso na família, tome muito cuidado com a alimentação que você faz, evite comer doces e faça uma dieta saudável e não tenha medo de fazer o exame para verificar se é ou não portador da diabetes.”

3 METODOLOGIA

Estudo de caso referente à Diabetes Mellitus, doença essa que atinge a maioria da população, no qual foi realizado uma entrevista (apêndice B), na residência de dois pacientes, que são portadores da doença sendo um paciente portador da doença tipo 1, com idade de 14 anos, do sexo masculino, residente e domiciliado na Rua Sulivam Medeiros Nº 411 Bairro Samanaú, e outro portadora da doença tipo 2, com idade de 79 anos, do sexo feminino residente e domiciliada na Rua Pedro Jeremias de Azevedo, Nº 15, Bairro Castelo Branco Ambos cidade de Caicó-RN, na ocasião foi coletado dados através de uma entrevista(apêndice B), com os pacientes, dados esses organizado da seguinte maneira, obtivemos o nome dos pacientes, com idades, dos sexos masculino e feminino, residentes e domiciliados nos Endereços acima citado, estudo esse que foi realizado no dia 27/03/2014.

Estudo feito com recursos próprios.

4 CONCLUSÃO

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como, por exemplo, o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.

Por fim encerramos este trabalho onde podemos expressar nossos conhecimentos adquiridos através de estudos que nós passou um grande conhecimento sobre a Diabetes Mellitus, em que foi falado algumas tópicos importantes sobre a doença, aprendemos que se não cuidar a tempo pode trazer grandes complicações futuras, que pode se agravar cada vez mais podendo levar o paciente à morte.

REFERÊNCIAS

DIAS, E.B. et al Diabetes Mellitus: diagnóstico e classificação. In: AMARAL, C.F.S. et al. Enciclopédia da Saúde- Diabetes Mellitus. RJ: MEDISI, 2002

LOMBA,B. Clinica médica : diagnóstico, tratamento e prevenção. In: LOMBA,M;LOMBA,A. Coleção Saúde Total. Olinda: edição dos autores 2010.

APÊNDICE A – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Nome da pesquisa: Estudo de caso sobre a Diabetes Mellitus, Um Problema Relevante da Saúde Pública.

Pesquisadoras Responsáveis: Ana Santana da Costa e Erica Silva Lucena

Informações sobre a pesquisa: Estamos realizando um estudo sobre a Diabetes Mellitus, Um Problema Relevante da Saúde Pública. Solicitamos a sua colaboração respondendo a algumas questões sobre esse assunto. O objetivo dessa pesquisa e descrever a Diabetes Mellitus como doença. A sua participação é muito importante, pois trará contribuição em relação ao tema abordado tanto para os participantes do estudo como também para o ensino e a pesquisa.

_______________________________

Ana Santana da Costa

_______________________________

Erica Silva Lucena

Eu,________________________________________, portador (a) do RG nº.:_____________, abaixo assinado, tendo recebido as informações acima, concordo em participar da pesquisa, pois estou ciente de que terei, de acordo com a resolução 196/96 Cap. IV inciso IV. 1, todos os meus direitos abaixo relacionados:

• A garantia de receber todos os esclarecimentos sobre as perguntas do questionário antes e durante o transcurso da pesquisa, podendo afastar-me em qualquer momento se assim o desejar, bem como está assegurado o absoluto sigilo das informações obtidas.

• A segurança plena de que não serei identificado, mantendo o caráter oficial da informação, assim como, está assegurado que a pesquisa não acarretará nenhum prejuízo individual ou coletivo.

• A segurança de que não terei nenhum tipo de despesa material ou financeira durante o desenvolvimento da pesquisa, bem como, esta pesquisa não causará nenhum tipo de risco, dano físico ou mesmo constrangimento moral e ético ao entrevistado.

• A garantia de que toda e qualquer responsabilidade nas diferentes fases da pesquisa é dos pesquisadores, bem como, fica assegurado que poderá haver divulgação dos resultados finais em órgãos de divulgação científica em que a mesma seja aceita.

• A garantia de que o material resultante será utilizado exclusivamente para a construção da pesquisa e ficará sob a guarda das pesquisadoras, podendo ser requisitado pelo entrevistado em qualquer momento.

Tenho ciência do exposto acima e desejo participar da pesquisa.

Caicó, 27 de Março de 2014

_______________________________

Assinatura do entrevistado

Caso necessite de maiores informações sobre o presente estudo, favor entra em contato com o (a) pesquisador (a) responsável: Ana Santana da Costa

Endereço: Caicó-RN

Telefone: (84)- 9818-1506

APÊNDICE B – ROTEIRO DE ENTREVISTA

1- Saudações, eu me chamo Ana Santana e ela se chama Erica, somos alunas do curso técnico em Enfermagem, estamos fazendo um estudo de caso referente à diabetes, não é obrigatório o (a) senhor (a) se identificar e responder as nossas perguntas, o (a) senhor (a) poderia responder?

2- Há quanto tempo o (a) senhor (a) é portador (a) da diabetes?

3- Como o (a) senhor (a) descobriu que é portador (a) da diabetes?

4- Tem mais alguém na família que é portador (a) da diabetes?

5- Qual foi o primeiro impacto quando descobriu que e portador (a) da diabetes?

6- Qual o tipo de sua diabetes?

7- Como o (a) senhor (a) está controlando sua diabete?

8- O (a) senhor (a) toma algum tipo de medicamento para controlar a diabetes? Qual?

9- Quais foram os primeiros sinais e sintomas que o (a) senhor (a) sentiu antes de descobrir que tinha diabetes?

10- o que fez o (a) senhor (a) a fazer o exame para constatar a diabetes?

11- Qual a mensagem que o (a) senhor (a) quer deixar para as pessoas se cuidarem para não adquirir a diabetes?

Obrigado (a) senhor (a) por responder as nossas perguntas, ficamos gratos pela sua colaboração até mais.

...

Baixar como  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »