TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Mellitus

Dissertações: Diabetes Mellitus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 5

Diabetes Mellitus

O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiêcia de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sangüínos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo,destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, ente outros.

Tipos de diabetes (classificação etiológica)

Os tipos de diabetes mais freqüentes são o diabetes tipo 1, anteriomente conhecido como diabetes juvenil, que compreende cerca de 10% do total de casos, e o diabetes tipo 2, anteriormente conhecido como diabetes do adulto, que compreende cerca de 90% do total de casos.

Outro tipo de diabetes encontrado com maior freqüencia e cuja etiologia ainda não está esclarecida é o diabetes gestacional, que, em geral, é um estágio pré-clínico de diabetes, detectado no rastreamento pré-natal.

Outros tipos específicos de diabetes menos freqüentes podem resultar de defeitos genéticos da ação da insulina, doença do pâncreas exócrino, endocrinopatias, efeito colateral de medicamento ,infecções e outras síndromes genéticas associadas ao diabetes.

Diabetes tipo 1

O termo tipo 1 indica destruição da célula beta que eventualmente leva ao estágio de deficiência absoluta de insulina, quando a administração de insulina é necessária para previnir cetoacidose, coma e morte.

A destruição das células beta é geralmente causada por processo auto-imune, que pode se detectado por auto-anticorpos circulantes como anti-descarboxilase do ácido glutâmico (anti-GAD), anti-ilhotas e anti-insulina, e , algumas vezes, está associado a outras doenças auto-imunes como a tireoidite de Hashimoto, a miastenia gravis.

O desenvolvimento do diabetes tipo1 pode ocorrer de forma rapidamente progressiva, principalmente, em crianças e adolecentes (pico de incidência entre 10 e 14 anos), ou de forma lentamente progressiva, geralmente em adultos.

Diabetes tipos 2

O terno tipo 2 é usado para designar uma deficiência relativa de insulina. A administração de insulina nesses casos, quando efetuada, não visa evitar cetoacidose, mas alcançar controle do quadro hiperglicêmico. A cetoacidose é rara e, quando presente, é acompanhada de infecção ou estresse muito grave.

A maioria dos casos apresenta excesso de peso ou deposição central de gordura. Em geral, mostram evidências de resistência à ação da insulina e o defeito na secreção de insulina manifesta-se pela incapacidade de compensar essa resistência. Em alguns indivíduos, no entanto, ação da insulina é normal, e o defeito secretor mais intenso.

Diabetes gestacional

É a hiperglicemia diagnosticada na gravidez, de intensidade variada, geralmente se resolvendo no período pós-parto, mas retornando anos depois em parte dos casos.

Seu diagnóstico é controverso. A OMS recomenda detectá-lo com mesmos procedimentos diagnósticos empregados fora da gravidez, considerando como diabetes gestacional valores referidos fora da gravidez como indicativos de diabetes ou de tolerância á glicose diminuída.

Estágios de desenvolvimento do diabetes

É reconhecido que o diabetes passa por estágios em seu desenvolvimento. É importante ao clínico perceber que os vários tipos de diabetes podem progredir para estágios avançados de doenças, em que é necessário o uso de insulina para o controle glicêmico. Além disso, antes do diabetes ser diagnosticado, já é possível observar alterações na regulação glicêmica (tolerância a glicose diminuída e glicemia de jejum alterada), e o seu reconhecimento pelo clínico permite a orientação de intervenções preventivas.

Cerca de 50% da população com diabetes não sabe que são portadoras da doença, algumas vezes permanecendo não diagnósticada até que se manifesta sinais de complicações.

Fatores indicativos de maior risco são:

Idade > 45 anos

Sobrepeso (índice de massa corporal IMC > 25)

Obesidade centra (cintura abdominal > 102cm para homens e > 88 para mulheres medida na altura das crístas ilíacas).

Antecedente familiar (mãe e pai) de diabetes.

Hipertensão arterial ( > 140/90mmHg).

Colesterol HDL d"35mg/dL e/ou triglicerídeos e " 150mg/dL.

Histórias de macrossomia ou diabetes gestacional.

Diagnótico prévio de síndrome de ovários policísticos.

Doença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com