TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Tipo 1

Dissertações: Diabetes Tipo 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 2

A diabetes tipo 1 (DM1) é uma doença auto-imune caracterizada pela morte das células que produzem insulina. Ocorre devido à destruição dessas células por serem identificadas como corpos estranhos pelo sistema imune. Este tipo de reação também ocorre em outras doenças como Lupus, e doenças na tireóide.

Diante da não produção de insulina, as injeções diárias passam a ser necessárias para regularizar o metabolismo do açúcar. Na ausência da insulina a glicose não consegue chegar até às células para converter em energia. Em altas concentrações no sangue, podem causar mal funcionamento em alguns órgãos, como rins e olhos.

A maior incidência de DM1 ocorre entre os 10 e os 15 anos de idade, e é semelhante para ambos os sexos. É mais freqüente na população de origem caucasóide do que nos outros grupos étnicos.

O sedentarismo não está relacionado com o surgimento do DM1. A inatividade reduz a tolerância à glicose, e o exercício físico a melhora.

Mulheres que apresentam diabetes gestacional possuem elevado risco de virem a desenvolver diabetes posteriormente. Estudos prospectivos mostram que 60% das mulheres com diabetes gestacional progrediram para diabetes, num período de 16 anos.

Fatores ambientais podem ter um papel importante na gênese do diabetes tipo 1. Tem-se observado, em vários países, uma variação sazonal de sua incidência. Algumas observações sugerem que um fator ambiental como vírus (sarampo, rubéola, caxumba, coxsackie B4) ou uma resposta imune a fator ambiental pode causar DM1, em indivíduos geneticamente suscetíveis.

Indivíduos que possuem certos marcadores genéticos (alguns genes do sistema HLA) apresentam um risco de 4 a 9 vezes maior de desenvolver DM1 do que os que não possuem. Entretanto, a recorrência familiar não é comum neste tipo de diabetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com