TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pso Afogamento, Diabetes, Avc

Artigos Científicos: Trabalho Pso Afogamento, Diabetes, Avc. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 5

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Técnico em Segurança do Trabalho

Trabalho Primeiro Socorros

Afogamento, Diabetes, AVC

Márcia Carina Schroder

Feira de Santana-Ba, 7de novembro de 2012

INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta como o nome já diz dar os primeiros socorros a uma vítima de acidente ou mal súbito, afim de , estabelecer seus sinais vitais e diminuir as complicações posteriores, aqui veremos afogamento, diabetes, AVC ( acidente vascular cerebral).

OBJETIVO

Promover informações sobre procedimentos de primeiros socorros nos casos de afogamento, diabetes e AVC tanto de detectar os sinais e sintomas, quanto as referentes manobras a serem utilizadas em cada um dos casos.

AFOGAMENTO

É quando a vítima por algum motivo ou causa asfixia líquida, sendo esse, de qualquer natureza tendo assim o alagamento das vias respiratórias, havendo a suspensão da troca de oxigênio e gás carbônico pelo organismo.

►SINAIS E SINTOMAS

●Hipotermia (baixa temperatura corporal)

●Náuseas

●Vômitos

●Distensão abdominal

●Tremores

●Cefaleia

●Mal estar

●Cansaço

●Dores musculares

●Em casos especiais Apneia(parada respiratória)

●Parada cardiorrespiratória

►FASES DO RESGATE DO AFOGAMENTO

1-Fase de observação:

Onde se observa a profundidade do local, o número de vítimas, material para o resgate.

Tentar o socorro sem entrar na água, estender um objeto qualquer para que a vítima possa boiar não se deve atirar nada que possa ferir a vítima.

2-Fase de entrada na água:

Certifique-se que a vítima esteja lhe vendo, na piscina a entrada deve ser na diagonal da parte rasa para a parte funda, no mar ou no rio também será diagonal a vítima e também diagonal a correnteza.

3-Fase da abordagem:

1° etapa: abordagem verbal, a uma distância de 3 metros de a vítima acalma-la, dando instruções para que a mesma deite de costas possibilitando uma aproximação sem riscos.

2º etapa: abordagem física, o socorrista deve providenciar algum objeto para que a vítima possa se apoiar e boiar, só então o socorrista pode se aproximar.

4-Fase de reboque:

O Nado que deve ser utilizado será o over arms, nado militar e nado sapo, segurando a vítima por trás passando seu braço pelo braço levantando a cabeça para que a cabeça da vítima fique fora d’água, esse carregamento deverá ser de forma que o peito fique mais elevado do que a cabeça, diminuindo a ocorrência de vômito.

5-Fase do atendimento:

1-Acalmar a vítima, faze-la repousar e aquece-la através da substituição de suas roupas molhadas e fornecer roupas secas, casacos cobertores e bebidas quentes.

2- Manter a vítima deitada em debúbito dorsal procedendo com a lateralização da cabeça ou até da própria vítima afim de que não ocorra aspiração de líquidos.

3-Caso o afogado esteja inconsciente seja deixado sozinho, ele deverá ser colocado na posição de recuperação que mantém o corpo apoiado em posição segura e confortável, além de impedir que a língua bloqueie a garganta e facilite a saída de líquidos.

OBS: Em casos particulares deverá ser realizado:

Em caso de parada respiratória, proceder com a respiração boca –a- boca, mantendo a oxigenação cerebral.

Vítimas com parda cardiorrespiratória, efetuar a RPC caso o tempo submerso seja desconhecido ou inferior à uma hora.

DIABETES

É a transformação de alimentos em glicose, é um dos processos mais importantes do organismo, a insulina é produzida no pâncreas e é essa insulina que vai transformar glicose em energia, se uma pessoa produz insulina insuficiente, a quantidade de açúcar no sangue irá se acumular, causando assim a hiperglicemia (Diabetes).

►SINAIS E SINTOMAS

●Urina excessiva

●Perda de água

●Fome

●Cansaço

●Desânimo

●Confusão mental e até alterações da consciência

►Existem 2 casos de hiperglicemia

●Diabetes tipo1: Geralmente ocorre em pessoas mais jovens

●Diabetes tipo2: Chamada de Diabetes adquirida é aquela que surge durante a vida do paciente, as elevações da glicose são graduais .

Não podemos deixar de citar a Hipoglicemia que seria a diminuição do açúcar no sangue, os pacientes diabéticos podem por momentos e adversidades desenvolverem a hipoglicemia.

►SINAIS E SINTOMAS

●Suor excessivo

●Palidez

●Sensação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com