TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO DIABETE

Artigos Científicos: PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO DIABETE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  1.547 Visualizações

Página 1 de 6

Classifica-se o diabetes em Tipo I, Tipo II e o diabetes mellitus gestacional (DMG) que é descrito como a intolerância à glicose, de magnitude variável, com início ou diagnostico na gestação. As alterações hormonais e metabólicas da gravidez induzem resistência à insulina podendo causar diabetes ou intolerância à glicose aos carboidratos de qualquer intensidade que inicia ou é reconhecida, pela primeira vez, na gestação. É constituída em grandes partes por estados de tolerância à glicose diminuída que normalizarão após o parto, mas pode incluir mulheres com hiperglicemia persistente não-detectada antes da gestação.

Contudo, o enfermeiro é o profissional da equipe de enfermagem diretamente responsável por acompanhar todo período gestacional fornecendo orientações à essas gestantes. Essas orientações devem ser sempre baseadas em conhecimentos científicos e explanadas em linguagem inteligível, clara, com teor persuasivo visando à profilaxia, de forma a esclarecer suas dúvidas em relação à DMG (KUMAR, 2005, p. 238).

Sendo assim, esse trabalho foi motivado pela curiosidade e preocupação com a prevenção e o manejo dessas pacientes, haja visto que no Brasil estima-se a prevalência de 2,4% a 7,2% de mulheres grávidas que apresentam DMG. Os fatores de risco a idade materna >25 anos; a obesidade; a história familiar de diabetes em parentes do 1° grau; deposição central excessiva de gordura corporal; baixa estatura; hipertensão arterial; doença hipertensiva especifica da gestação; uso de medicamentos com ação hiperglicemiante (corticóides); ganho acentuado de peso durante a gestação atual; crescimento fetal exagerado, além do estresse que provoca alterações no sistema de defesa do organismo materno. Essas complicações são devido ao excessivo ganho de peso, em virtude do consumo de carboidratos de alto valor calórico em demasia, aliado a falta de atividade física. (CACHOEIRA, 2001, MANOELO, 2009).

Diante do exposto acima, surgiu a seguinte inquietação: Como o enfermeiro pode ajudar de forma precisa na prevenção do diabetes gestacional no intuito de preveni-la de maneira eficaz? Desse modo, o objetivo geral desse trabalho consiste em conhecer a realidade da assistência desse profissional prestada na prevenção do diabetes gestacional. Tendo como objetivos específicos identificar os indivíduos de risco que necessitam de tratamento preventivo da DMG, e objetivando também fornecer orientações breves relacionadas sobre a fisiopatologia e complicações possíveis relacionadas com a patologia citada.

Com base nas observações explanadas acima, nos mobilizou algumas inquietações, surgindo às seguintes hipóteses a) identificar e estratificar os fatores de risco, bem como fazer o rastreamento das gestantes, controle metabólico traçando as possibilidades terapêuticas; b) estimular a presença regular das gestantes às consultas de pré-natal, visto que esse é o momento da realização da anamnese completa das mesmas; c) promover educação em saúde fornecendo orientações sobre cuidados com alimentação e exercício físico.

Dessa forma, espera-se que esse trabalho possa contribuir para toda comunidade acadêmica de enfermagem, pois terão informações suficientes e relevantes sobre DMG, presumindo-se que a partir dessa revisão bibliográfica desenvolva-se maior interesse em pesquisar sobre esse tema, disseminando assim, educação de qualidade para que as gestantes e seu bebê tenham uma vida saudável.

1.1 Tema:

Papel do enfermeiro na prevenção do diabete Gestacional

1.2 Problema:

- Qual a forma preventiva para a diabetes gestacional?

-Quais são os fatores que podem aumentar o risco, de desenvolvimento de diabetes em mulheres gestantes?

1.3 Hipóteses:

1.4 Objetivo:

1.4.1 Objetivo geral:

Esclarecer e conhecer os fatores de risco para diabetes gestacional, assim como sua prevenção e seu tratamento.

1.4.2 Objetivos Específicos:

-Identificar as formas de prevenção e de tratamento da diabetes gestacional.

-Identificar os fatores que podem aumentar o risco, de desenvolvimento de diabetes em mulheres gestantes.

.

1.5 Justificativa:

Esse projeto é de grande importância para a sociedade e para a ciência, pois tem como objetivo esclarecer a população sobre o diabetes gestacional, contribuindo com a sociedade, esclarecendo a sua forma de prevenção e tratamento, priorizando a gestação em mulheres diabéticas no seu maior índice de risco.

2. HIPERDIA

O Programa de Hiperdia é um programa que oferece acompanhamento para o controle de hipertensão e diabetes. Os pacientes hipertensos e diabéticos, participam de reuniões em grupos, são monitorados e recebem a medicação. Durante a consulta medica, quando é detectado a Diabetes ou a Hipertensão, o medico faz o cadastro, inscrevendo o paciente no Hiperdia, assim o paciente passa a receber orientações necessárias para o tratamento, que pode evitar o surgimento e a progressão das complicações da doença. A prevenção ao agravo vai reduzir o numero de mortalidade, associado as duas doenças.

Esse programa foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde com a parceria da Secretaria de Municipal.

3. METODOLOGIA

Esse trabalho configura-se como pesquisa do tipo bibliográfica, utilizando a técnica de revisão bibliográfica.

Os dados serão coletados por meio de publicações cientificam nacionais Relacionadas ao assunto nos últimos 10 anos, que constam nos indexadores, Scielo e Bireme, alem de livros, Teses, Monografias, dissertações que possuem como palavras chaves diabetes gestacional, tratamento, prevenção, fatores de risco, constituindo uma amostra não probabilística intencional.

Os dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com