TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática E Abordagem

Casos: Didática E Abordagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  1.277 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem Tradicional

Para mim didática é a “arte de ensinar”. São as técnicas e métodos de ensino, o como ensinar. Atualmente o foco da didática é o processo de ensino, o produzir aprendizado Considero a abordagem tradicional o melhor método de ensino, apesar de hoje não vermos o aluno como ser passivo, mas o planejamento e conteúdos são elaborados pelo professor baseados em documentos legais. Em minha opinião a abordagem humanista no que diz respeito ao afrouxamento das normas disciplinares acaba virando bagunça e a abordagem comportamentalista seria o modelo ideal. Mas sejamos realistas a didática utilizada, eu diria que quase na totalidade é a tradicional.

Cristiane Maria aborda a didática sociocultural, mas acho que no processo ensino aprendizagem os objetivos educacionais não são definidos a partir de necessidades concretas, onde os temas geradores surgem da prática da vida dos educandos (Revista Integração). Mas é uma abordagem excelente, pelo menos na teoria.

Acredito que o ensino de ciências foi alavancado principalmente pela abordagem comportamentalista. Pois os cientistas/professores estão sempre tentando aguçar nos alunos seu lado cientifico investigativo.

Segundo Lopes (1995), a Didática procura trabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, tentando associar e entender as relações escola-sociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professor-aluno. Assim, a Didática atual visa ao processo de politização do professor, ou seja, uma Didática que visa a mudanças no modo de pensar e agir do professor, para a busca de um ensino democrático. Como Lopes acho que a didática influenciou e muito as práticas pedagógicas. De acordo com a tendência da didática adotada na época, adotou-se uma postura diferente no entendimento e no enfoque do processo ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com