TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM MACRO ECONOMICA

Pesquisas Acadêmicas: ABORDAGEM MACRO ECONOMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  4.029 Visualizações

Página 1 de 2

COMPREENDER O PAPEL DO ESTADO A PARTIR DE DIFERENTES REFERENCIAIS TEÓRICOS.

Comente o papel do Estado na economia, na abordagem macroeconomica clássica e keynesiana.

MACROECONOMIA:

Objetivo da macroeconomia é estudar como são determinados o nível de produtos, nível geral de preços, taxa de salários, nível de emprego, taxa de juros, quantidade de moeda, preço e quantidade de títulos e taxa de cambio.

Também analisa dados economicos como PIB, PNB, renda, consumo final, poupança e investimentos. Além deste fazem parte da análise: a teoria da moeda e do crédito, teoria das finanças publicas, teoria do desenvolvimento economico, teoria do comercio internacional.

O papel do Estado na economia, conforme abordagem clássica é a defesa de que o governo não poderia intervir no mercado. O mercado reagiria sozinho perante a demanda e investimentos. É um sistema de mercado auto-regulador e auto-equilibrante. Apostavam que o mundo econômico era dirigido por leis naturais que funcionando livremente produziriam bons resultados.

O escoçes Adam Smith, afirma que o trabalho humano determina a prosperidade de uma nação, qualquer mudança que aprimore as forças produtivas enriquece um País. Defende a mecanização e divisão do trabalho. Os classicos defende que o individuo deve satisfazer sua necessidades sem se preocupar com o coletivo.

Leis Naturais as quais se funcionarem livremente produzirão sempre os melhores resultados possíveis

Defende que não é o governo que estimula a economia, mas o consumo e o investimento do setor privado. A oferta cria sua própria procura. – Lei de Say.

Smith, dizia que não havia necessidade de intervenção do governo nos mercados (sem intervenção por políticas monetária e fiscal, sem regulamentação).

Já na teoria keynesiana, o governo interfere na economia, visando o pleno emprego, desenvolvimento economico, estabilidade monetária e melhor distribuição de renda. O governo faz um Planejamento economico, que é um sistema administrativo para longo prazo. A ação do governo é conhecida como política economica.

O governo deve fazer investimentos públicos, estimular investimentos privados e reduzir os impostos (que pode estimular o consumo, conforme o imposto rebaixado).

Os instrumentos que o governo possui para ações são:

1)política fiscal,

2) política monetária,

3) política cambial,

4)política comercial

5) política de rendas.

O governo busca as seguintes metas, quando age na economia:

a) crescimento economico

b) alto nivel de emprego

c) estabilidade de preços

d) eficiencia

e) distribuição de renda social mais justa.

No Brasil, após a estabilização dos preços, com a adoção do Plano Real, os objetivos da política economica é o rápido crescimento economico, justiça social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com