TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuição de medicamentos e boa prática de farmácia

Seminário: Distribuição de medicamentos e boa prática de farmácia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Seminário  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

A dispensação de medicamentos e as Boas Práticas de Farmácia devem ser o foco principal da atuação do farmacêutico no sistema de saúde.

A dispensação de medicamentos feita com qualidade é fundamental para que a terapêutica medicamentosa do paciente alcance bons resultados. Os farmacêuticos que atuam nas mais diversas áreas devem conhecer as Boas Práticas de Farmácia e de dispensação, seja em nível hospitalar ou ambulatorial, na manipulação ou na drogaria, na rede privada ou na rede pública de saúde.

De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, a dispensação é o ato do profissional farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. Nesse ato, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento. São considerados elementos importantes que merecem a orientação do farmacêutico:

- Ênfase no cumprimento da dosagem prescrita;

- Interação do medicamento prescrito com alimentos e/ou com outros medicamentos;

- Reconhecimento de reações adversas potenciais;

- Condições de armazenamento e conservação dos produtos.

O ato da dispensação deve assegurar que o medicamento de boa qualidade seja entregue ao paciente certo, na dose prescrita, na quantidade adequada; que sejam fornecidas as informações suficientes para o uso correto e que seja acondicionado de forma a preservar a qualidade do produto.

Desta forma, as boas práticas de dispensação auxiliam na promoção do Uso Racional de Medicamentos, em consonância com as políticas vigentes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda-se que o processo de dispensação seja feito de acordo com os seguintes passos:

1. Receber a prescrição do medicamento (verificar sua integridade).

2. Interpretar a prescrição (verificar sua adequação ao paciente).

3. Aviar o medicamento prescrito (efetuar de acordo com a norma correspondente para o medicamento aviado).

4. Comunicar o paciente (enfatizar as informações básicas para o uso racional dos medicamentos prescritos).

5. Registrar/documentar as atividades de dispensação de medicamentos (levar em conta as necessidades administrativas, técnicas e éticas).

A ANVISA, por meio da Resolução nº 328, de 22 de julho de 1999, estabelece o regulamento técnico sobre as Boas Práticas de Dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias. Determina adequação da infra-estrutura física e instalações, estrutura de recursos humanos, de documentação e para aplicação de injetáveis.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou em 20 de abril de 2001 as Boas Práticas de Farmácia, através da Resolução no 357 e alterada, depois, pela Resolução no 416/04. Em 2011, o CFF publicou a Resolução no 546, que dispõe sobre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com