TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença Crônica Degenerativa

Monografias: Doença Crônica Degenerativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

O que são Doenças Crônicas?

 Uma Doença Crônica é uma doença que não é resolvida num curto tempo.

 Este tipo de doenças não põe em risco a vida da pessoa em curto prazo, logo não são emergências médicas. No entanto elas podem ser extremamente sérias, e várias Doenças Crônicas causam morte certa.

 As Doenças Crônicas são doenças de evolução prolongada, permanentes, para as quais, atualmente, não existe cura, afetando negativamente a saúde e funcionalidade do doente. No entanto, os seus efeitos podem ser controlados, melhorando a qualidade de vida destes doentes.

Que tipos de Doenças Crônicas existem?

 Diabetes;

 Obesidade;

 Cancro;

 Doenças respiratórias;

 Doenças cardiovasculares;

 A maioria das doenças autoimunes;

 Algumas infecções como a tuberculose, lepra, sífilis ou gonorreia;

 A SIDA.

Quais são os fatores de risco?

Apesar de muito diferentes entre si, as Doenças Crônicas apresentam fatores de risco comuns. São poucos e podem ser prevenido.

 Colesterol eleva

 Tensão arterial elevada;

 Obesidade;

 Tabagismo;

 Consumo de álcool;

 Alimentação pobre em frutas e vegetais.

Como reduzir os riscos de ocorrência de Doenças Crônicas?

Através da alteração do estilo de vida pode-se, em pouco tempo, reduzir o risco de desenvolvimento de Doenças Crônicas.

 Alterando a dieta alimentar – privilegiar frutas, vegetais, frutos secos e cereais integrais; substituir as gorduras animais saturadas por gorduras vegetais insaturadas; reduzir as doses de alimentos salgados e doces;

 Iniciando a prática de exercício físico diário;

 Mantendo um peso normal – Índice de Massa Corporal entre 18,5 e 24,9;

 Eliminando o consumo de tabaco.

Qual é o impacto das doenças crônicas no mundo?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz-nos que, em 57 milhões de mortes num ano, 59% são devido ás Doenças Crônicas de declaração não obrigatória, como as doenças cardiovasculares, a diabetes, a obesidade, o cancro e as doenças respiratórias.

Porque é que as Doenças Crônicas têm, a nível mundial, um impacto tão grande na nossa saúde?

A mudança dos hábitos alimentares e a implantação de um estilo de vida sedentário estão a ocorrer a um ritmo muito mais rápido nos países em vias de desenvolvimento, por comparação com o que aconteceu nos países desenvolvidos. As Doenças Crônicas estão a crescer imenso em muitos dos países mais pobres, articulando-se de forma muito perigosa com outra calamidade: as doenças infecciosas.

Doenças degenerativas

São doenças que causam algum tipo de alteração no funcionamento sadio de uma célula, órgão ou tecido, essas alterações podem surgir através de inflamações, tumores e infecções. As doenças degenerativas recebem esse nome, porque provocam alterações de todo o organismo do individuo, assim envolvendo vasos sanguíneos, ossos, visão, cérebro etc. É bastante comum que doenças desse gênero aparecem devido a hábitos alimentares errados e falta de exercícios físicos, provocando uma vida totalmente sedentária. Várias doenças são degenerativas e afetam muitas pessoas, confira abaixo sobre e quais são as doenças degenerativas.

Durante a transição, uma mudança de longo prazo teria ocorrido, com a substituição das doenças infecciosas e parasitárias pelas doenças degenerativas e causas externas, enquanto principais causas de mortalidade. Este processo teria ocorrido em três estágios sucessivos: a “idade das pestilências e fome”, a “idade das pandemias reincidentes” e finalmente a “idade das doenças degenerativas”;

Doenças degenerativas do sistema nervoso

No sistema nervoso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com