TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Degenerativas

Pesquisas Acadêmicas: Doenças Degenerativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

Doenças degenerativas do quadril e joelho

Quadril

Um dos temas mais discutidos e de grande aplicação na clínica ortopédica é a osteoartrose do quadril e joelho. O envelhecimento da população leva à doença degenerativa, de grande morbidade pela dor à deambulação. A osteoartrose leva á desintegração do aspecto normal da cartilagem e à dor.

Achados radiológicos

O exame radiológico do quadril deve abordar a pesquisa das características da osteoartrose: 1) Diminuição do espaço articular

2)Formação de osteófitos “os bicos de papagaio”

3)Esclerose subcondral

4)Cistos subcondrais

Tratamento

O tratamento inicial deve ser com o uso de Ainti-inflmatórios não hormonais, redução do peso, uso de bengala, fisioterapia, encorajar exercícios de baixo impacto como hidroginástica

Atualmente , a utilização de medicação para regeneração da cartilagem está em estudo.

O tratamento cirúrgico é realizado nos casos rebeldes ao tratamernto conservador. Quando a dor está “intratável”.

Em pacientes jovens, com início do processo de osteoartrose, e que por radiografias esteja confirmada alterações no ângulo cérvico-diafisário (ângulo entre o colo e a diáfise) , pode ser realizada a correção cirúrgica deste ângulo, o que normalizará a distribuição de carga sobre a cartilage, impedindo o preogersso da osteoartrose. São as chamdas ostetomias varizantes(quando o quadril é valgo) ou valgizantes (quando o quadril é varo).

Em pacientes idosos , com o quadril degenerado, este deve ser substituído. É a chamada artroplastia (ou prótese) total do quadril(como nas fraturas do colo de fêmur em idosos).

Outras técnicas como transplante autógeno de condrócitos também estão em pesquisa.

Osteoartrose do joelho

Toda etiologia , patologia, aspectos radiológicos e principalmente o raciocínio para o tratamento são os mesmos que da osteoartrose de quadril.

Infiltração intraarticular de corticosteróides algumas vezes está indicada.

Atenção especial deve ser dada para as osteotomias. Como na alteração do colo de fêmur, um joelho varo ou valgo leva à uma sobrecarga da parte interna ou externa da cartilagem articular do joelho respectivamente. Em pacientes jovens , onde está havendo o início do processo de osteoartrose, se a causa for um joelho varo, é feita uma osteotomia valgizante na tíbia. Se a causa for um joelho valgo, é feita osteotomia varizante no fêmur.

Outras formas de tratamento cirúrgico para a osteoartrose de joelho , são: cirurgia artroscópica (para tratamento de alguns sintomas , como estalidos e “bloqueios” e a artroplastia total de joelho (prótese total de joelho) . A prótese de joelho é utilzada um casos de osteortrose avançada, sintomática, em pacientes idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com