TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença Degenerativa Discal

Artigo: Doença Degenerativa Discal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  Artigo  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

DOENÇA DEGENERATIVA DISCAL

VISÃO GERAL

Desgaste, alteração na função de um ou mais discos intervertebrais, que funcionam como “ amortecedores” entre as vértebras. Pode surgir naturalmente ao longo da vida, no processo de envelhecimento, mas também pode ser resultante de trauma.

Ruptura na parede do disco:

O disco tem duas porções: a externa, fibrosa – chamada ânulo fibroso – e a interna gelatinosa – núcleo pulposo. No início da DDD, aparecem rupturas nessa porção externa, que é ricamente inervada e que pode ser uma causa de dor.

Cicatrização do ânulo fibroso:

As áreas rotas no ânulo fibroso e que causam dor, cicatrizam, porém, o tecido formado não é tão resistente quanto o original, enfraquecendo esta área do disco intervertebral; traumas repetidos, levam a um processo repetido de rupturas e cicatrizações que vão progressivamente enfraquecendo a parede do disco.

Enfraquecimento do núcleo pulposo:

Ao longo dos anos, o núcleo pulposo naturalmente ou por microtraumas, traumas, perde o seu conteúdo hídrico. Este centro do disco tem água no seu conteúdo, necessária para a sua função de absorver impacto; com a perda do conteúdo hídrico, ele perde sua elasticidade e não consegue absorver tão eficazmente o impacto.

Colapso do núcleo pulposo:

Perdendo a hidratação e elasticidade, o disco como um todo reduz progressivamente sua altura, levando a uma aproximação das vértebras acima e abaixo – o segmento da coluna –com um contato inadequado das articulações da coluna – facetas, que passam a ter um atrito maior..

Neoformação óssea:

O contato, atrito inadequado das vértebras e suas articulações ( facetas), levam a formação de espículas ósseas, chamadas osteófitos, que podem crescer para dentro do canal vertebral, levando a um estreitamento e algumas vezes compressão de estruturas nervosas – estreitamento do canal vertebral.

Sintomas

O segmento afetado pode ser doloroso, assim como as estruturas acometidas; algumas pessoas sentem dor , fraqueza e formigamento nas pernas, que são relacionadas com o ato de caminhar. Pode haver piora ao inclinar, girar ou sentar. A posição deitada alivia a pressão sobre a coluna.

Fique por dentro:

A Doença Degenerativa do Disco (DDD) ocorre em várias pessoas como um processo natural de envelhecimento. É frequentemente referida como artrite ou artrose na coluna. Embora muito frequente na maioria das vezes a DDD não causa sintomas ou dor.

Os sintomas são usualmente de uma dor profunda na parte inferior das costas (lombar), podendo ser irradiada para as nádegas e parte proximal das coxas. A dor é pior com a atividade ou ao permanecer longos períodos de pé ou sentado. A dor pela manhã ao acordar é referida como rigidez ou endurecimento da coluna.

As causas são usualmente devido às alterações normais dos discos intervertebrais (amortecedores entre as vértebras), que ocorrem com todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com