TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Do Tecido Epitelial E Conjuntivo

Artigo: Doenças Do Tecido Epitelial E Conjuntivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  22.639 Visualizações

Página 1 de 6

Osteoporose

(Ocorre no tecido conjuntivo ósseo)

A osteoporose é uma condição que significa que seus ossos são fracos, e você está mais propenso a quebrar um osso. “Osteoporose” significa “ossos porosos” e é referida como a “doença dos ossos frágeis”. A osteoporose também é muitas vezes chamada de “doença silenciosa” porque não tem nenhum sintoma até que exista uma fratura óssea.

A osteoporose pode ocorrer em pessoas com idade acima de 50 anos, especialmente mulheres após a menopausa. Caracteriza-se pela diminuição na taxa de formação de tecido ósseo e/ou maior absorção do cálcio do osso já existente. Com isso, formam-se espaços ou poros dentro dos ossos, que se tornam frágeis e quebradiços.

Para evitar ou minimizar os efeitos da osteoporose é importante manter uma alimentação saudável, realizar atividade física orientada, tomar sol em horários adequados e fazer acompanhamento médico.

Nas mulheres, após a menopausa ocorre redução de estrógeno, o hormônio sexual feminino que também tem como função estimular a formação de tecido ósseo. Com essa redução no nível de estrógeno, diminui o estimulo para a produção de tecido ósseo, não havendo reposição que compense o processo natural de absorção óssea no corpo.

O hormônio sexual masculino, a testosterona, também atua estimulando a formação de tecido ósseo. Portanto, uma redução na produção desse hormônio nos homens também pode determinar osteoporose.

Outras condições também podem estar associadas com osteoporose, como diabetes e HIV (AIDS) e receptores de órgãos transplantados e pessoas com algumas doenças respiratórias também podem estar mais em risco – alguns medicamentos, como comprimidos de corticosteroides, antiepilépticos e de mama e câncer de próstata, também aumentam o risco.

Tratamentos para osteoporose são tomados para reduzir o risco de ossos quebrados e estão sendo cada vez mais receitado para pessoas com alto risco de fratura.

Infelizmente, a maioria das drogas usadas para reduzir o risco de fraturas em pessoas com osteoporose pode causar efeitos secundários em algumas pessoas, embora estas dependerá de uma série de fatores diferentes.

A boa noticia é que os tratamentos novos estão sendo continuamente desenvolvidos para a osteoporose e muitos estão atualmente em fase de testes.

Escorbuto

(Ocorre no tecido conjuntivo)

O escorbuto (do latim scorbutus) é uma doença que tem como primeiros sintomas hemorragias nas gengivas, tumefação purulenta das gengivas (inchaço com pus), dores nas articulações, feridas que não cicatrizam, além de desestabilização dos dentes. É provocada pela carência grave de vitamina C na dieta.

Há mais de duzentos anos, já se sabia que alguns alimentos eram necessários para manter-nos saudáveis. Percebeu-se, por exemplo, que os marinheiros que ficavam muito tem no mar acabavam doentes. Esses homens que consumiam principalmente bolachas e carne de porco salgada passavam longos períodos sem ingerir verduras ou frutas frescas, principais fontes de vitamina C (ácido ascórbico), cuja falta provoca o escorbuto.

Uma das funções da vitamina C é participar do processo de síntese do colágeno, proteína que está sempre sendo degradada e sintetizada novamente no corpo. Os dentes são presos aos seus alvéolos por ligamentos ricos em colágeno e nesse local há intensa renovação dessa proteína. Com a degradação intensa e não havendo síntese na mesma proporção, os dentes caem.

As hemorragias são causadas pela diminuição da síntese do colágeno que participa da cimentação das células epiteliais que revestem os vasos sanguíneos. Com isso, os vasos tornam-se frágeis e rompem-se, extravasando sangue.

Ictiose

(Ocorre no Tecido Epitelial)

Ictiose é uma doença dermatológica congênita causada por uma anomalia no processo de regeneração da pele, pelos e unhas. A ictiose é um distúrbio cutâneo hereditário comum, caracterizado por pele ressecada e escamosa.

A ictiose é um dos distúrbios cutâneos hereditários raros. Pode se manifestar em crianças pequenas, antes dos quatro anos de idade. Na maior parte dos casos, um dos pais e metade do número das crianças serão afetados.

A ictiose se apresenta na forma de pele seca e escamosa. Normalmente a manifestação ocorre de forma mais grave nas pernas, mas também pode atacar os braços, as mãos e o tronco, em alguns casos. O aparecimento de linhas finas na palma da mão está associado à ictiose.

O distúrbio é mais notado no inverno. Pode ser acompanhado de dermatite atópica, ceratose pilosa (pequenas protuberâncias na parte posterior dos braços) ou outros distúrbios cutâneos.

O tratamento para ictiose mais comum é o uso de óleos emolientes e vaselina. Mantendo a pele umedecida com frequência ajuda no controle da hidratação da pele providenciando mais conforto e o melhoramento da aparência da pele ressecada e escamosa. Retinóides também podem ser usados no tratamento de alguns tipos dessa doença. Em alguns casos o uso de ácido salicico também mostrou melhoramento na aparência da pele. Exposição ao sol pode melhorar ou piorar a condição dessa doença dependendo do tipo. Para o melhor controle e tratamento da ictiose é necessário que o paciente com a doença procure tratamento médico.

Câncer de Pele

(Ocorre no tecido epitelial)

O câncer de pele é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Se não forem verificadas, essas células cancerosas poderão se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos. Existem diferentes tipos de câncer de pele. O carcinoma basocelular é o tipo mais comum. O melanoma é menos comum, entretanto mais perigoso.

Causas

A camada mais externa da pele, a epiderme, é composta de diferentes tipos de células. Os cânceres de pele são classificados de acordo com o tipo de células epidérmicas presentes:

• O carcinoma basocelular se origina do crescimento anormal de células na camada mais profunda da epiderme e é o tipo mais comum de câncer de pele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com