TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Epitelial

Tese: Tecido Epitelial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  Tese  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Por internédio desse trabalho conheceremos um pouco mais sobre os tecidos epiteliais e conjuntivos. Esses são dois dos quatros principais tecidos do nosso organismo, aonde são especializados em proteger todas as superfícies do nosso organismo. Mostraremos suas características e funções e o quanto são importantes para nosso corpo.

Tecido Epitelial

Denominado epitélio, é formado por um conjunto de células semelhantes e justapostas, ou seja, uma camada de células coesas entre si, revestindo externamente a estrutura corporal de muitos vertebrados, realizando também a delimitação das cavidades internas, bem como formação dos órgãos e glândulas. Desempenha várias funções no organismo, como proteção do corpo, absorção de substâncias úteis e percepção de sensações, dependendo do órgão aonde se localizam. Os epitélios não são vascularizados e não sangram quando feridos. A nutrição das células se faz por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo, adjacente ao epitélio a ele ligado. O arranjo das células epiteliais pode ser comparado ao de ladrilhos ou tijolos bem encaixados.

Os epitélios podem ser classificados quanto ao número de células:

• Quando os epitélios são formados por uma só camada de células, são chamados de epitélios simples ou uniestratificados.

• Já os epitélios formados por mais de uma camada de células são chamados estratificados.

• Existem ainda epitélios que, apesar de formados por uma única camada celular, têm células de diferentes alturas, o que dá a impressão de serem estratificados. Por isso, eles costumam ser denominados pseudo-estratificados.

Quanto à forma das células, os epitélios podem ser classificados em:

• Pavimentosos, quando as células são achatadas como ladrilhos;

• Cúbicos, quando as células tem forma de cubo, ou

• Prismáticos, quando as células são alongadas , em forma de coluna.

No epitélio que reveste a bexiga, a forma das células é originalmente cúbica, mas elas se tornam achatadas quando submetidas ao estiramento causado pela dilatação do órgão. Por isso, esse tipo de epitélio é de denominado, por alguns autores, epitélio de transição.

Tipos de Tecidos Epiteliais

Além de revestir e proteger as superfícies do organismo, os epitélios têm ainda o papel de elaborar secreções. Pode – se, então, reconhecer dois tipos básicos de tecidos epiteliais: de revestimento ou protetores e glandulares ou secretores.

a) Os epitélios de revestimento

Recobrindo as camadas mais superficiais da pele e atapetando todas as superfícies internas do corpo, os epitélios de revestimento constituem a camada limítrofe entre a matéria viva e o meio ambiente. Isso significa que qualquer substância, para entrar ou sair do organismo, precisa, necessariamente, atravessar o tecido epitelial.

Classificação dos epitélios de revestimento

Os epitélios de revestimento podem ser classificados de acordo com o número de camadas celulares e o formato das células.

Número de camadas celulares. Levando em conta o número de camadas que o constitui, o epitélio pode ser:

• Simples – quando formado por apenas uma camada de célula.

• Estratificado – quando formado por várias camadas células.

• Pseudo estratificado – quando formado por apenas uma camada de células, de tamanhos diferentes, que conferem ao epitélio uma aparente estratificação; na verdade, trata - se de uma variação do epitélio simples.

Formato celular

Tomando por base o formato das células que compõem, o epitélio de revestimento pode ser:

• Pavimentoso ou plano – quando as células são achatadas em forma de ladrilhos;

• Prismático ou colunar – quando as células têm forma de prismas;

• Cúbico – quando as células têm a forma de um cubo;

• De transição – quando constituído por várias camadas de células dotadas de grande flexibilidade e cujo formato varia, conforme a distensão ou contração dos órgãos onde ocorre.

b) Os epitélios glandulares

Com função secretora, os epitélios glandulares se originam de grupos de células que proliferam a partir dos epitélios de revestimento, formando as glândulas.

Critérios de classificação das glândulas

Existem três critérios de classificação das glândulas: quanto ao local onde a secreção é eliminada, quanto ao modo de eliminar as secreções e quanto ao número de células que formam a glândula.

Local de eliminação das secreções

Dependendo do local em que eliminam suas secreções as glândulas classificam – se em:

• Exócrinas – eliminam o produto elaborado na superfície do epitélio de revestimento que originou a glândula; para tanto, as glândulas exócrinas são dotadas de dutos ou canais que transportam a secreção desde a glândula até o epitélio.

• Endócrinas – não têm contato físico como epitélio do qual originam; são desprovidas de dutos ou canais transportadores, sendo suas secreções coletadas por vasos sanguíneos; tais secreções são chamadas de hormônios.

• Anfícrinas ou mistas – apresentam duplo comportamento, são os mesmo tempo exócrinas e endócrina.

Modo de eliminação das secreções

As secreções glandulares são eliminadas de diversas maneiras. Existem glândulas:

• Merócrinas – as células eliminam exclusivamente os produtos secretados, como glândulas lacrimais, salivares e sudoríparas;

• Holécrinas – as células se desintegram e são eliminadas juntamente como o produto elaborado; neste caso, a atividade da glândula é mantida por um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com