TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECOLOGIA E A CIÊNCIA AMBIENTAL

Por:   •  5/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1] 

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE 

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIA AMBIENTAL 

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA AMBIENTAL

 

 

 

 

 

ECOLOGIA E A CIÊNCIA AMBIENTAL 

NITERÓI,RJ

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

1.2 Relação da Ecologia com a Ciência Ambiental        1

1.2 História da Ecologia        1

2 ECOLOGIA E SUAS CLASSIFICAÇÕES        3

2.1 Autoecologia        3

2.2 Demoecologia        4

2.3 Sinecologia        5

3 A AGROPECUÁRIA        7


1 INTRODUÇÃO

1.2 Relação da Ecologia com a Ciência Ambiental

      A primeira relação que observamos entre a ecologia e a ciência ambiental seria através dos estudos realizados entre os ecologistas e os cientistas ambientais.

   A Ecologia é a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações com o meio ambiente onde vivem. É de extrema importância pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia.

   A ciência ambiental é um estudo interdisciplinar de como a terra funciona, como interagimos com ela e como podemos lidar com os problemas ambientais que enfrentamos, é principalmente um estudo do meio ambiente que envolvem todas as coisas vivas e não-vivas que afetam os ecossistemas e a vidas dos humanos, também de extrema importância pois é a ciência responsável em diagnosticar e propor alternativas para problemas ambientais locais, regionais ou globais.

   Sendo assim, notamos que a ecologia está diretamente relacionada ao meio ambiente e sua preservação, entretanto há diferenças entre eles. Os ecologistas por exemplo foca suas pesquisas sempre em algum grupo de animais ou espécie de planta por exemplo. Através de uma cuidadosa observação e pesquisa histórica, os ecologistas explicam as adaptações de desenvolvimento e evolução que a influência de uma espécie. Os cientistas ambientais já possuem o foco em estudos laboratoriais e em campo para aprender sobre uma série de fatores que podem influenciar aquela região, assim como os ecologistas também estudam uma determinada espécie porém consideram processos geológicos, condições climáticas e afins, portanto identificamos que o componente principal da ciência ambiental é a ecologia.

1.2 História da Ecologia

   A ecologia é de interesse prático desde o início da história da humanidade. Na sociedade primitiva, todos os indivíduos necessitavam conhecer seu ambiente, ou seja, entender as forças da natureza, os animais e as plantas ao seu redor para poder sobreviver. O início da civilização coincidiu com o uso do fogo e de outros instrumentos que serviram para modificar o ambiente.

   A ciência da ecologia tem tido um desenvolvimento gradual ao longo da história escrita. Os textos de Hipócrates, Aristóteles e outros filósofos da Grécia Antiga possuem referências às questões ecológicas, mas não usavam o termo "ecologia".

   A palavra ecologia tem origem recente pois foi proposta primeiramente pelo biólogo alemão Ernst Haeckel, em 1869, definindo ecologia como "o estudo do ambiente natural, inclusive das relações dos organismos entre si e com seus arredores" (Haeckel, 1869).

   A ecologia como campo da ciência distinto e reconhecimento, data de cerca de 1900, mas somente nas últimas décadas a palavra se tornou parte do vocabulário. No início, o campo era dividido como ecologia vegetal e animal, mas os conceitos de comunidade biótica de Frederick E. Clements e de Victor E. Shelford, de cadeia alimentar e ciclagem de material de Raymond Lindeman e G. Evelyn Hutchinson, e os estudos sobre o lago inteiro de Edward A. Birge e Chauncy Juday entre outros ajudaram a estabelecer a teoria básica de um campo unificado de ecologia geral.

   A década de 1970 foi chamada de "década do ambiente" pois foi marcada pelo agravamento dos problemas ambientais e conseqüentemente pela maior conscientização desses problemas em todo o mundo, nessa década o Brasil como membro das Nações Unidas assinou acordos de termos de responsabilidades entre países no âmbito da Declaração de Soberania dos Recursos Naturais, e foi nesse período também que houve a criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA, que se propõe a discutir junto à opinião pública a questão ambiental fazendo assim a conscientização da sociedade.

   Nas décadas de 1980 e 1990, os temas ambientais foram deixados de lado devido a outras preocupações na época como cenária político, aumento da criminalidade, orçamento governamentais e afins.

   Hoje essa questão ambiental veio à tona novamente como sintoma da crise da razão da civilização, como uma crítica da racionalidade social e do estilo de desenvolvimento dominantes, e como uma proposta para fundamentar um desenvolvimento alternativo para o meio ambiente.

 

2 ECOLOGIA E SUAS CLASSIFICAÇÕES

   Como sabemos, a ecologia é a ciência que estuda o meio ambiente e os seres vivos e não-vivos que nele habitam, é então uma ciência ampla e complexa, que se preocupa com o entendimento do funcionamento de toda a natureza. Assim como vários outros campos de estudo da biologia, ela não é uma ciência isolada. Para entendê-la mais a fundo, é necessário então, por exemplo, conhecer um pouco de evolução, genética, biologia molecular, fisiologia e anatomia. Nos casos dos cientistas ambientais, eles analisam primeiro o ambiente para depois tirarem as conclusões dos seres que nele habitam. Os especialistas dessa área (ecologistas) apontam três principais ramos da ecologia: autoecologia, demoecologia e sinecologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com