TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVGENIA, EUGENICA E EVGENÉTICA

Tese: EVGENIA, EUGENICA E EVGENÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Tese  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

EUGENIA, EUGENISMO E EUGENÉTICA

A palavra “eugenia” deriva da junção dos vocábulos gregos “eu” (bem) e “genos” (raça, linhagem, espécie), e que, portanto, significa “bem nascido” ou, ainda, de “boa linhagem”, “boa espécie”.

O termo eugenia, contudo, foi forjado apenas em 1883, por Francis Galton , que o definiu como sendo “o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente”.

Considera-se “eugenia” como um termo genérico do século XIX, indicativo da ciência responsável pelo estudo das melhores condições para a reprodução e o melhoramento da espécie humana. Eugenética seria a forma recente da eugenia, oriunda da junção da genética, biologia molecular e engenharia genética. Eugenismo, por sua vez, haveria de ser considerado como a ideologia da eugenética, crente que a substituição dos “genes maus” pelos “genes bons” será capaz de conceber uma humanidade nova e melhorada, livre do peso do sofrimento.

Ainda que não se tenha uma definição clara do que seja a eugenética hoje em dia, podemos dividi-la em duas partes: a eugenética negativa, cuja preocupação é prevalente no sentido em prevenir e curar doenças e má formações de origem genética; e eugenética positiva, cujo objetivo precípuo é a melhoria das capacidades humanas objetivamente, nas várias ordens de categoria psicofísicas.

A eugenia negativa é aceita sem grandes óbices, no entanto, a grande polêmica reside na eugenia positiva e seu ânimo em alterar a natureza humana.

Esta tendência ao reducionismo de todo social e cultural do homem a uma mera “genetização”, em virtude da exacerbação destas pesquisas, pode conduzir a uma nova sociedade bioantropossocial, formada pelos “novos humanos”, o que, somado ao processo de intensificação do controle e transformação dos sistemas sociais, vai ao encontro dos objetivos da globalização. Logo, o que aparentemente é melhor para a espécie “homo sapiens sapiens”, sem sombra de dúvida é prejudicial ao indivíduo.

Os Dois Aspectos da Eugenética e o Espectro do Eugenismo

Como dito, a eugenia é vista sob dois ângulos distintos: a eugenia negativa e a eugenia positiva.

A eugenia negativa atua evitando a transmissão de genes defeituosos, seja através da eliminação física de seus portadores, como o aborto eugênico, evitando que sejam engendrados ou mediante o impedimento de uniões procriativas de indivíduos com alto risco genético, ou seja, busca-se prevenir ou curar doenças e má-formações de origem genética.

A eugenia positiva tem por intuito melhorar a dotação cromossômica do afetado, seja transferindo-lhe genes humanos ou animais, construindo mosaicos genéticos, ou seja, busca-se uma alteração direta no patrimônio genético do indivíduo, mudando suas características ou acrescentando-as, isto é, visa a melhoria das competências humanas diretamente em seu patrimônio genético.

Enquanto a eugenia negativa é raramente questionada, salvo em questões polêmicas como o já citado aborto eugênico, a eugenia positiva é severamente criticada e temida, pelo espectro eugênico que carrega, isto é, o fascínio que exerce, tanto para o bem quanto para o mal, a intervenção direta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com