TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCICIO AVALIATIVO DE ESTRUTURA CELULAR

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

UNIDADE ACADEMICA DE PASSOS

CURSO DE BIOMEDICINA

ANA BEATRIZ VALOAIS PEREIRA

EXERCICIO AVALIATIVO DE ESTRUTURA CELULAR

PASSOS – MG

2016

ANA BESATRIZ VALOAIS PEREIRA

EXERCICIO AVALIATIVO DE ESTRUTURA CELULAR

Trabalho apresentado a disciplina de Bases Biológicas I (Biologia Celular, Histologia e Embriologia) ministrada pela Prof.ª Nicole Blanco Bernardes

PASSOS – MG

2016

1 Defina homeostase e explique a sua importância dentro da fisiologia.

R: Homeostase é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo.

2 Quais são os componentes moleculares das células? E quais suas principais características?

        R: Carboidratos incluem açucares simples e polissacarídeos; os polissacarídeos servem como formas de armazenamento de açucares.

Lipídeos são os principais componentes das membranas celulares e servem como estoque de energia e moléculas sinalizadoras.

Ácidos Nucleicos são as principais moléculas informativas da célula.

Proteínas são polímeros de 20 aminoácidos diferentes, cada qual com uma cadeia lateral distinta, com propriedades químicas especificas, cada proteína tem uma sequencia de aminoácidos.

3 Qual a relação da célula e o individuo pluricelular?

        R: O individuo pluricelular é constituído por mais de uma célula, sendo assim, esta é indispensável para sua existência.

4 Quais as características das células procariontes e eucariontes?

        R: Célula procarionte => ausência de carioteca, DNA disperso no citoplasma, desprovido de mitocôndrias e outras organelas.

Célula eucarionte => provável surgimento de um processo de aperfeiçoamento de células procarionte, complexas, divididas entre animal e vegetal; ausência de centríolos e lisossomos.

5 Qual a composição do núcleo?

        R: Além do material genético, o núcleo também possui algumas proteínas com a função de regular a expressão gênica, que envolve processos complexos de transcrição, pré-processamento do mRNA (RNA mensageiro), e o transporte do mRNA formado para o citoplasma. Dentro do núcleo ainda se encontra uma estrutura denominada nucléolo, que é responsável pela produção de subunidades dos ribossomos. O envoltório nuclear é responsável tanto por separar as reações químicas que ocorrem dentro do citoplasma daquelas que ocorrem dentro do núcleo, quanto por permitir a comunicação entre esses dois ambientes. Essa comunicação é realizada pelos poros nucleares que se formam da fusão entre a membrana interna e a externa do envoltório nuclear. 
O interior do núcleo é composto por uma matriz denominada de nucleoplasma, que é um líquido de consistência gelatinosa, similar ao citoplasma. Dentro dele estão presentes várias substâncias necessárias para o funcionamento do núcleo, incluindo bases nitrogenadas, enzimas, proteínas e fatores de transcrição. Também existe uma rede de fibras dentro do nucleoplasma (chamada de matriz nuclear), cuja função ainda está sendo discutida. 
O DNA presente no núcleo encontra-se geralmente organizado na forma de cromatina (que pode ser eucromatina ou heterocromatina), durante o período de interfase. Durante a divisão celular, porém, o material genético é organizado na forma de cromossomos. Sua posição é geralmente central, acompanhando o formato da célula, mas isso pode variar de uma para outra. Nos eritrócitos dos mamíferos, o núcleo está ausente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com