TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Celular

Casos: Estrutura Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

A Educação Ambiental deve ser entendida como um processo longo e participativo de aprendizagem em que todos, família, escola e comunidade devem estar envolvidos (GONÇALVES, 1990, apud GUIMARÃES, 1996).

O Miniprojeto interdisciplinar sobre o Meio Ambiente tem como princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social, baseada na preservação do Planeta e do ambiente em que vivemos, casa nossa de todo o dia, e para que isso aconteça precisamos efetivar ações e atitudes de respeito ao consumo exagerado de materiais e resíduos, que somados, geram uma grande quantidade de lixo que poluem não só o meio ambiente como todo o planeta. O Projeto envolve disciplinas de Biologia, Português, Artes, Química, Geografia, História e Atualidades.

Para solucionar o problema da destruição do meio ambiente o Projeto Recicle e Viva apresenta as seguintes atividades: coleta de dados, pesquisas, palestras, aulas expositivas com recursos audiovisuais, além de atividades lúdicas, oficinas de reciclagem. Será realizado durante 3 (três) meses com os alunos do ensino fundamental e médio. Todo aprendizado ser multiplicado em sua própria comunidade.

O projeto tem como objetivo despertar uma consciência critica reflexiva da importante participação e responsabilidade de cada um nas questões ecológicas.

Palavras-chave: Educação Ambiental, lixo, reciclagem, conscientização e cidadania.

ABSTRACT

Environmental education should be understood as a long process and participatory learning in which everyone, family, school and community should be involved (Gonçalves, 1990, cited in Guimarães, 1996).

The interdisciplinary mini-project on Environment has the basic principle educate students and the school community about the need to build a social practice, based on the preservation of the planet and the environment we live in our house all day, and for that happen we need effective actions and attitudes of respect to the excessive consumption of materials and waste, which together, generate a lot of trash that not only pollute the environment but the entire planet. The Project involves the disciplines of biology, Portuguese, Arts, Chemistry, Geography, History and Current Issues.

To solve the problem of environmental destruction and Recycle Project Viva presents the following activities: data collection, research, lectures, lectures with audiovisual resources, and recreational activities, recycling workshops. It will be held for three (3) months with students of primary and secondary education. All learning should be multiplied in their own community.

The project aims to awaken a consciousness of critical reflective important role and responsibility of each ecological issues.

Keywords: Environmental Education, garbage, recycling, awareness and citizenship

INTRODUÇÃO

A Educação Ambiental não trata somente de garantir a preservação de animais, vegetais e recursos naturais, mas garantir que os recursos sólidos urbanos sejam devidamente descartados e isto é um problema que pode ser revisto e amenizado. É uma questão também de educação de um povo, que pode e deve começar na escola.

O Projeto Recicle e Viva surgiu da necessidade de sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação do meio ambiente, visando minimizar os problemas existentes na nossa localidade. Na tentativa de mudar alguns comportamentos e proporcionar uma experiência significativa no campo sócio-científico, em que alunos têm oportunidade de difundir conhecimentos, intercambiar informações, demonstrar seu comportamento social e fortalecer o vinculo entre escola e a comunidade reciclando e preservando o meio ambiente.

Como a produção de lixo não pára de crescer a proposta do projeto baseia-se na redução do consumo e no desperdício, reutilização de produtos, e reciclagem de materiais, tendo em mente que é preciso modificar hábitos por meio da conscientização. É preciso apostar nos recursos de reaproveitamentos e investir em meios de destinação do lixo.

Segundo Nascimento (2007), no âmbito urbano das cidades, a escola, além de outros meios de comunicação, é responsável pela educação do indivíduo e, consequentemente, da sociedade. Uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos.

Fala-se muito em conscientização e Educação Ambiental, justamente porque o acumulo de lixo vem aumentando e trazendo conseqüências cada vez mais desastrosas ao meio ambiente e à saúde publica. Até o início do século XX existia uma harmonia entre o ser humano e a natureza, uma vez que todo o lixo gerado era absorvido pela natureza, cumprindo um ciclo onde não existia o excesso. A vida moderna, marcada pela industrialização e enorme concentração de pessoas nas grandes cidades, trouxe consigo a produção de lixo, que tão constante e desenfreada, se tornou um problema. O lixo acumulado a céu aberto e responsável por grandes problemas causados ao meio ambiente e as saúde, pois estes costumam atrair e proliferar vetores, como moscas, baratas, ratos e etc., que trazer muitas doenças. Outro dano que o lixo acumulado pode causar é a infiltração, já que a decomposição da matéria orgânica é considerada um forte poluente, que pode atingir as águas e também o lençol freático que abastece as casas (LAMBIAZZI, 2007).

Para reduzir a produção de lixo, há necessidade de uma mudança de atitude. A reciclagem só é possível quando todos juntam esforços. Com o conhecimento e compromisso é possível vislumbrar diversas alternativas para um aproveitamento lucrativo daquilo que, antes, era um peso para a sociedade (PROJETO DE ENSINO DE QUÍMICA E SOCIEDADE, 2003).

É necessário que as ações desenvolvidas na escola e pela escola rompam com o modelo de uma escola burocrática, distanciada das dinâmicas culturais, dos processos sociais e políticos, assim como dos aspectos naturais do seu entorno, e sim dê prioridade a aprendizagem de todos os segmentos.

Não é preciso ser nenhum cientista ambiental ou ecologista para percebermos que a destruição do meio ambiente é um fato presente e uma realidade dolorosa dos nossos dias. Pensando nisso o Projeto tem como beneficiários direto alunos do ensino fundamental e médio, que apresentam carência sócio econômica, e com pais de pouca escolaridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com