TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecosistemas

Artigo: Ecosistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Artigo  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 6

Os ecossistemas são unidades naturais complexas constituídas por dois grupos de componentes: os organismos vivos, constituintes da biota, ou seja, do conjunto dos seres vivos chamados de “bióticos”, e os não vivos, chamados de abióticos. Os dois grupos estão continuamente inter-relacionados. O sistema onde se vive.

Assim, podemos definir ecossistema, conforme mencionado pelo ecólogo Eugene Odum, como qualquer região natural que inclua organismos vivos e substâncias abióticas interagindo para promover uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas.

Elemento biótico: elementos bióticos são organismos vivos do ambiente, que correspondem às plantas, animais (incluindo o ser humano) e micro-organismos.

Elemento abiótico: elementos abióticos correspondem a elementos físicos e químicos do ambiente, tais como minerais, luz solar, água e gases.

Ciclos biogeoquímicos: são os percursos realizados por elementos químicos essenciais à vida – como nitrogênio, carbono, oxigênio – nos sistemas terrestres. É através destes ciclos que os elementos e compostos químicos são transferidos entre organismos e para diferentes partes do planeta.

Fluxo de energia: consiste na fixação de energia solar na biomassa vegetal (plantas) por meio da fotossíntese, e sua transferência em vários níveis da cadeia alimentar, chegando até os seres humanos.

Cadeia trófica: também denominada cadeia alimentar, é processo por meio do qual as espécies que vivem em um mesmo ambiente se alimentam e servem de alimento umas às outras.

Os ciclos biogeoquímicos são processos cíclicos através dos quais os elementos químicos essenciais à vida e à manutenção dos ecossistemas são transferidos do meio físico para os seres vivos e vice-versa, permitindo o reaproveitamento dos nutrientes.

Serviços ambientais são os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza. São divididos em quatro categorias: 1. Serviços de abastecimento - são serviços referentes à produção material ou energética de ecossistemas. Incluem alimentos, água e outros recursos; 2. Serviços de regulação - são os serviços que os ecossistemas fornecem ao agirem como reguladores, por exemplo, regulando a qualidade do ar e do solo ou fornecendo controle de enchentes e doenças; 3. Serviços de apoio ou habitat, que sustentam quase todos os demais serviços. Os ecossistemas fornecem espaços para plantas e animais viverem, conservando uma diversidade de diferentes espécies; 4. Serviços culturais, que são os benefícios materiais que as pessoas obtêm a partir do contato com os ecossistemas. Podem ser estéticos, espirituais e psicológicos.

1. Serviços de abastecimento são serviços ambientais referentes à produção material ou energética de ecossistemas. Incluem alimentos, água e outros recursos, como apresentado a seguir.

- Alimentos: os ecossistemas propiciam as condições para o cultivo de alimentos, provenientes principalmente da gestão de agroecossistemas, mas florestas ou sistemas marinhos e de água doce também proporcionam alimentos para o consumo humano.

- Matéria-prima: os ecossistemas fornecem uma grande diversidade de materiais, tanto para construção, quanto como combustível, incluindo madeira, biocombustíveis e óleos vegetais derivados diretamente de espécies de plantas silvestres e cultivadas.

- Água doce: os ecossistemas desempenham um papel vital no ciclo hidrológico global, na medida em que controlam o fluxo e a purificação da água. A vegetação e as florestas influenciam na quantidade de água disponível num dado local.

- Recursos medicinais: os ecossistemas e a biodiversidade são uma fonte potencial de recursos medicinais e oferecem muitas plantas utilizadas como medicamentos tradicionais, além de fornecerem matéria-prima para a indústria farmacêutica.

2. Serviços de regulação são os serviços que os ecossistemas fornecem ao agirem como reguladores, como por exemplo, regulando a qualidade do ar e do solo ou fornecendo controle de enchentes e doenças.

- Regulação do clima e da qualidade do ar local: as árvores fornecem sombra, ao passo que as florestas influenciam na precipitação pluvial e na disponibilidade de água, tanto local quanto regionalmente. Árvores e outras plantas também desempenham um papel importante na regulação da qualidade do ar, removendo poluentes da atmosfera.

- “Sequestro” e armazenamento de carbono: os ecossistemas regulam o clima global por meio de armazenamento e “sequestro” de gases de efeito estufa. Enquanto árvores e plantas crescem, removem dióxido de carbono da atmosfera e efetivamente o retêm em seus tecidos. Neste sentido, ecossistemas florestais são estoques de carbono. A biodiversidade também desempenha importante papel ao melhorar a capacidade de adaptação dos ecossistemas aos efeitos da mudança climática.

- Moderação de eventos climáticos extremos: eventos climáticos extremos ou ameaças naturais incluem enchentes, tempestades, tsunamis, avalanches e desmoronamentos. Ecossistemas e organismos vivos criam amortecedores contra desastres naturais, prevenindo assim possíveis danos. Por exemplo, terras úmidas podem absorver água de enchentes, ao passo que árvores podem estabilizar encostas. Recifes de coral e manguezais ajudam a proteger o litoral de danos causados por tempestades.

- Tratamento de águas residuais: os ecossistemas, tanto quanto as terras úmidas, filtram resíduos humanos e de animais e agem como amortecedores naturais para o ambiente. Por meio da atividade biológica de micro-organismos no solo, a maior parte dos resíduos é decomposta. Desse modo, agentes patogênicos (micróbios causadores de doenças) são eliminados e os níveis de nutrientes e de poluição são reduzidos.

- Prevenção de erosão e manutenção da fertilidade do solo: a erosão do solo é um fator-chave no processo de degradação e desertificação da terra. A cobertura vegetal fornece um serviço de regulação vital ao prevenir a erosão. A fertilidade do solo é essencial ao crescimento de plantas e à agricultura, e o bom funcionamento de ecossistemas abastece o solo com os nutrientes básicos para tal crescimento.

- Polinização: os insetos e o vento polinizam plantas e árvores, o que é essencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com