TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO ECOSISTEMA DA FOZ DO RIO PARAÍBA DO SUL - SÃO JOÃO DA BARRA / RJ

Trabalho Universitário: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO ECOSISTEMA DA FOZ DO RIO PARAÍBA DO SUL - SÃO JOÃO DA BARRA / RJ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2015  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO AMBIENTAL

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

PROFESSORA: ALESSANDRA CHACON

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO ECOSISTEMA DA FOZ DO RIO PARAÍBA DO SUL – SÃO JOÃO DA BARRA / RJ

Discentes:

Elaine Nobre Porto

Fabiana Roseira

Regina Santana

1. INTRODUÇÃO

O Rio Paraíba do Sul, considerado o maior rio de várzeas do sudeste, possui 1120km de extensão, nasce na Serra das Bocainas (SP) e tem sua foz em Atafona (RJ), no Norte Fluminense. Sua bacia, com área de cerca de 57 mil km2, espalha-se pelos estados de São Paulo (38%), Rio de Janeiro (38%) e Minas Gerais (24%) - Figura 1.

Por muito tempo, a bacia do rio Paraíba do Sul foi uma excelente área de trabalho para pescadores profissionais. Nas últimas décadas, porém, a diversidade e a quantidade de peixes vêm sendo reduzidas por diversos fatores..

Os recursos hídricos de todo o vale do Paraíba sofrem impactos desde que a região começou a serocupada por fazendas, ainda no período colonial. Essa região passou por vários ciclos agropecuários, desde a implantação das culturas de café e cana-de-açúcar até a formação de pastos para pecuária leiteira. Tais atividades, implantadas sem o devido manejo conservacionista, levaram à derrubada de matas ciliares, ao assoreamento, à poluição das águas (por fertilizantes químicos, pesticidas e outras substâncias) e a inúmeros outros problemas ambientais.

Em meados do século 20, iniciou-se um períodode grande industrialização, tanto no trecho paulista(em especial de São José dos Campos a Guaratinguetá) quanto na parte fluminense (após a implantação da Companhia Siderúrgica Nacional, em VoltaRedonda). O estabelecimento de várias indústriasao longo da rodovia Presidente Dutra (Rio-São Paulo)contribuiu para a contínua deterioração dos riosda região.

A Bacia do Rio Paraíba do Sul é sujeita a acidentes não só pela expressiva concentração de industrias de grandepotencial poluidor, como também pela densa malha rodoviária e ferroviária com intenso trafegode produtos perigosos, (BR116 Presid. Dutra , BR040 Rio Juiz de fora, br116 Rio Teresópolis, eBR 393 Lucio Meira).

As águas do Paraíba do Sul são também utilizadaspara abastecimento por várias cidades ao longo deseu curso, e muitas lançam no rio os esgotos domésticossem tratamento adequado. Hoje, o aumento daextração de areia também vem acelerando a degradação ambiental do rio.

Além dos impactos decorrentes das atividadesagrícolas e industriais, essa bacia tem sido afetadapela implantação de várias represas para geração deeletricidade e/ou captação de água. Entre as maiores,podem ser citadas a de Paraibuna, emSão Paulo, formada pelas barragens de Paraibuna eParaitinga, e a do Funil, no Rio de Janeiro (perto dadivisa com São Paulo).

Figura 1 – Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

Este trabalho visa analisar os impactos ambientais causados pelos diversos fatores descritos acima, na foz do Rio Paraíba do Sul, nas proximidades de Atafona (São João da Barra), onde localiza-se um um trecho de manguezal bastante degradado antropicamente, castigado pelo fenômeno natural de avanço do mar e vento nordeste.

Este manguezal é de relevante papel social, cultural e econômico para a manutenção das comunidades que dependem direta ou indiretamente das atividades pesqueiras, porém O manguezal estuariano do Rio Paraíba do Sul já perdeu aproximadamente 1.870.000 metros quadrados no período entre 1986. A quantidade de lixo, esgoto e o crescimento urbano influenciam cada vez mais na destruição dos manguezais.

2. IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS NO ECOSSISTEMA

Os diversos fatores que impactam direta ou indiretamente o ecossistema de Atafona (São João da Barra) onde localiza-se a Foz do Rio Paraíba do Sul, serão apresentados a seguir, pontuando principalmente os impactos negativos.

Com relação aos impactos positivos, estes são principalmente sociais, tais como a geração de empregos e movimentação do comércio local.

2.1. IMPACTOS POSITIVOS

Os impactos positivos identificados são principalmente de cunho social, tais como:

- A geração de empregos nas indústrias, plataformas, no comercio e area de prestação de serviços local;

- Geração de energia elétrica, fornecimento de água e controle das enchentes em áreas ribeirinhas pelos reservatórios formados.

2.2. IMPACTOS NEGATIVOS

Os diversos fatores que impactam diretamente o ecossistema de Atafona (São João da Barra) onde localiza-se a Foz do Rio Paraíba do Sul, serão apresentados a seguir, pontuando os respectivos impactos negativos e soluções propostas.

Cabe ressaltar que as ações de recuperação dos recursos naturais dabacia do Paraíba do Sul devem envolver a sociedade civil, por meio de canais de representação como comitês de bacias, organizações não-governamentais (ONGs) e outros. Só com o apoio das comunidadeslocais é possível obter resultados concretos na preservação dosecossistemas de água doce, recuperandonão apenas espécies de peixes economicamenteimportantes, mas garantindo esse patrimônio paraas futuras gerações.

a) O Crescimento populacional sem planejamento pelo poder público, permitindo construções residenciais, industriais e comerciais próximas ao mar e sem considerar a transgressão marítima em Atafona, o que compromete a qualidade de vida e ao direito por um ambiente equilibrado.

Solução Proposta: Viabilizar e fiscalizar o uso do solo no município.

b) Aumento da geração de resíduos sólidos

Solução Proposta: Implementação de CTR’s, programas de Educação Ambiental voltados para a capacitação de catadores, bem como parcerias com empresas para reaproveitamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com