TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecosistema

Exam: Ecosistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Exam  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

Em uma cadeia alimentar, alguns organismos são produtores e outros são consumidores ou decompositores. Então, pode-se admitir que:Em uma cadeia alimentar, alguns organismos são produtores e outros são consumidores ou decompositores. Então, pode-se admitir que:Capítulo 03 – A Natureza e o Comportamento dos Sistemas Naturais

Questão – Atualmente tem crescido o turismo ecológico nas áreas nativas, tal como a Amazônia. O turismo ecológico é definido como “uma forma de turismo voltada para a apreciação dos ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intacta” http://www.wikipedia.org/wiki/Ecoturismo. Em relação à exploração dos serviços ambientais de forma sustentável, escolha a alternativa CORRETA:

Escolher uma resposta.

A. Para a continuidade do empreendimento turístico são necessários o envolvimento e a consciência do poder público, população e empresários com a preservaçao dos ecossistemas e biodiversidade.

B. O turismo ecológico possibilita o desenvolvimento econômico acelerado sem provocar qualquer dano para o meio ambiente.

C. O turismo ecológico na Amazônia é um exemplo de prática de gestão insustentável dos ecossistemas.

D. O crescimento do turismo ecológico resulta em um aumento da degradação das áreas verdes e da exploração dos recursos naturais.

Questão – A demanda crescente por madeira tem causado a degradação de diversas áreas verdes no Brasil. Uma saída mais estável para o problema pode ser o Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas (PL 4.776/05), em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto cria três formas de gestão de florestas públicas: a criação e a gestão direta de Florestas Nacionais, a destinação às comunidades locais e a concessão florestal, a ser aplicada em florestas naturais ou plantadas e nas unidades de manejo das Florestas Nacionais. Essa última é justamente a parte que mais interessa aos empresários do ramo madeireiro, que teriam garantida a concessão de áreas de mata para extração de madeira legal.

Com base no caso citado acima, escolha a alternativa INCORRETA:

Escolher uma resposta.

A. A extração adequada da madeira pode diminuir a quantidade de áreas verdes degradadas.

B. Ainda que áreas para o manejo de florestas sejam viabilizadas, isto pode ameaçar seriamente a extração de madeira.

C. O monitoramento das atividades extrativistas por órgãos responsáveis é fundamental para garantir a manutenção das áreas de manejo e a sustentabilidade.

D. Independente da extração legal de madeira é de extrema importância que o consumo de produtos derivados seja consciente, atentando-se para a legalidade da madeira.

Questão – Os sistemas naturais apresentam 3 características que são importantes de se conhecer para que possamos entender a sua capacidade de adaptação e sobrevivência e sua relação com os diversos sistemas naturais. Identifique, no seguinte exemplo, qual é a característica do sistema natural a que ele se refere?

Exemplo: Quando se traciona uma barra de ferro até certo ponto, denominado ponto de elasticidade, a barra volta ao estado original assim que cessa a tração. Quando continua a ser tracionada, chega ao ponto de alongamento, um ponto em que não volta mais ao estado original, mas também não se rompe. Se a tração continua para além do ponto de alongamento, a barra se quebra. Isso significa que atingiu o ponto de ruptura.

Escolher uma resposta.

A. Elasticidade.

B. Variabilidade dinâmica.

C. Heterogeneidade espacial.

D. Resiliência.

Questão – A exploração dos recursos hídricos, minerais, vegetais e humanos de toda a bacia do Rio São Francisco trouxe diversos danos à natureza, alguns irreparáveis. O desmatamento das cabeceiras, a erosão e a poluição fizeram com que sedimentos fossem transportados em direção à foz do rio, causando assoreamento do leito a centenas de quilômetros do local do impacto ambiental original. O fato descrito é exemplo de qual característica dos sistemas naturais?

Escolher uma resposta.

A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com