TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito da temperatura sobre a produção de leite

Por:   •  26/3/2016  •  Artigo  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

Efeito da temperatura sobre a produção de leite.

Altas temperaturas, quando também associadas a altas umidades e intensa radiação solar, são responsáveis pela diminuição na produção de leite de vacas de média e alta produção. Devido possuírem uma função especializada para produção de leite e alta eficiência na utilização alimentos, os animais de alta produção apresentam metabolismo acelerado e alta produção de calor metabólico, tornando-se mais sensíveis ao estresse térmico. Em consequência de sua ação sobre o consumo de alimentos, o estresse térmico causa efeitos marcantes sobre o metabolismo da glândula mamária e da composição do leite. A produção de leite é alterada pela diminuição da ingestão de matéria seca e consequentemente diminuição da ingestão de energia metabolizável que seria destinada a produção do leite.

Efeito da temperatura na reprodução.

Quando exposta a uma alta intensidade de calor, uma fêmea pode ter seu comportamento sexual reduzido. Uma vaca, por exemplo, possui estro com duração de aproximadamente 14 a 18 horas durante o período frio, já em períodos quentes possui duração de 8 a 10 horas, o que dificulta no diagnóstico de cio. Os efeitos do estresse térmico agem sobre os folículos das vacas, que tendem a produzirem oócitos de menor capacidade de fertilização, e caso haja a fertilização, os embriões passam a ter desenvolvimento anormal.

Efeito da temperatura sobre a produção de ovos e lã.

A variação entre a condição ideal de temperatura pode gerar uma diminuição na quantidade produzida e redução de massa dos ovos. O maior problema reside na redução do consumo alimentar durante períodos de temperatura elevada, embora possa haver também alterações metabólicas nas aves. Estas se refletem na produção e qualidade da casca. As codornas precisam de fonte extra de calor durante a fase inicial de vida, entretanto, sofrem com a presença do mesmo durante o período de crescimento e produção. Conforme aumenta a temperatura dentro do aviário, menor quantidade de calor é necessária para manter a temperatura corporal e, assim, as aves consomem menos alimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com