TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITOS DO LEITE LONGA VIDA

Tese: EFEITOS DO LEITE LONGA VIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Tese  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  458 Visualizações

EFEITOS DO LEITE LONGA VIDA

NO MERCADO DE SÃO PAULO

Sebastião Teixeira Gomes1

1. INTRODUÇÃO

Este documento representa a contribuição da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), através de sua Comissão de Pecuária Leiteira e da Associação Brasileira dos Produtores de Leite B, para as discussões sobre os efeitos do leite longa vida no mercado de São Paulo. O tema é apresentado considerando dois aspectos: a) efeitos da redução do ICMS (conforme decreto n.o 40.266, de 11 de agosto de 1995) do leite longa vida na produção de leite do Estado de São Paulo e, b) efeitos da possível utilização do leite longa vida no Programa Campo-Cidade-Leite, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Em ambas abordagens serão analisados apenas os aspectos econômicos e sociais da questão.

Para o melhor entendimento do tema, a discussão, propriamente dita, é precedida de uma rápida análise das tendências do mercado do leite no mundo e da produção de leite do Brasil.

2. O LEITE NO MUNDO

A partir do final dos anos 80 e na primeira metade dos anos 90 a produção mundial de leite está, praticamente, estagnada. Tal estagnação resulta de significativa queda na produção de leite da Europa e aumentos expressivos na produção de todos os outros continentes. No período de 1990-95 a taxa anual de crescimento da produção da América do Norte foi 1,42%, e da América do

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com