TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos das altas temperaturas sobre o crescimento microbiano

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 2

P10 – Efeitos das altas temperaturas sobre o crescimento microbiano

Resultados e Discussão:

Na aula prática, dispõe-se de três tubos com um cultivo da bactéria problema por grupo e três placas de Petri, que foram do Bacillus, Escherichia coli e Serratia.

Em seguida identificou-se cada placa com o tempo de incubação a ser analisado, que foram 0, 15 e 30 minutos, utilizando as seguintes abreviações: BC+, B15, B30, para o Bacillus a 0, 15 e 30 minutos respectivamente, da mesma forma para a Escherichia coli, EC+, E15, e E30 e para a Serratia, SC+, S15, S30.

Assim o cultivo que foi estendido sobre a superfície da placa correspondente ao tempo 0, obteve-se os seguintes resultados:

Na placa contendo Bacillus (BC+) não houve crescimento de colônias, sendo portanto impossível a contagem. O mesmo ocorreu com na placa da Escherichia coli (EC+), constatando contaminação com a Serratia. E já na placa da Serratia (SC+) houve o crescimento muito grande de colônias.

Na próxima etapa colocou-se os outros tubos no banho de água e incubou-os a 60ºC. Então, tomou-se a amostra dos tubos de 15 e 30 minutos e estendeu-se sobre as placas correspondentes, gerando os resultados para os seguintes intervalos:

No intervalo de 15 minutos, na placa do Bacilus (B15) não houve crescimento, assim como na placa da Escherichia coli (E15) e da Serratia (S15), a qual ocorreu uma contaminação.

Já para o intervalo de 30 minutos na placa do Bacillus (B30) não houve crescimento, assim como na Serratia (S30), no qual cresceu algumas colônias de outros tipos de bactérias. Porém na placa de Escherichia coli (E30) houve crescimento, mas menos acentuado.

Conclusão

Na análise para a contagem das colônias, observa-se que não houve crescimento nas placas do Bacillus, em nenhum dos intervalos de tempo, o que já não ocorreu com a Escherichia coli e a Serratia. Além do mais, para o tempo 0 a contagem das colônias se torna impossível por haver um crescimento elevado. Portanto a prática permite observar o efeito da temperatura no cultivo bacteriano, mas não deixa de evidenciar a contaminação das placas por outras bactérias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com