TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade

Tese: Eletricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Tese  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

Energia Eletrica

As unidades consumidoras, sejam residenciais, comerciais ou industriais, devem ser atendidas através de uma única entrada de serviço, com apenas uma única medição de energia. No caso de subestação compartilhada cada unidade consumidora terá a sua medição e proteção separadamente.

1.2 As edificações constituídas predominantemente por estabelecimentos comerciais somente podem ser consideradas uma única unidade consumidora, caso atendam ao disposto no artigo 14 da Resolução 456/2000, da ANEEL, ou outra resolução em vigor. Caso isto ocorra, o atendimento deve ser como previsto nesta Norma.

Caso contrário, o atendimento deve ser como previsto na ND-5.2 (área de atendimento por RDA - Rede de Distribuição Aérea) ou ND-5.5 (área de atendimento por RDS - Rede de Distribuição Subterrânea - ou com previsão de vir a sê-lo).

1.3 O padrão de entrada das unidades consumidoras já ligadas que estiverem em desacordo com as exigências desta Norma, e que ofereçam riscos à segurança, devem ser reformados ou substituídos dentro do prazo estabelecido pela Cemig, sob pena de suspensão do fornecimento de energia, conforme previsto na Resolução 456/2000, da ANEEL , ou outra resolução em vigor.

1.4 As legislações que regulamentam as condições gerais de fornecimento de energia elétrica estão contidas na ND-5.11(Condições Gerais de Fornecimento).

1.5 O dimensionamento, a especificação e construção do padrão de entrada e das instalações internas da unidade consumidora devem atender às prescrições da NBR-14039 e da NBR-5410, em sua última revisão/edição.

1.6 Esta Norma, em princípio, aplica-se ao fornecimento de energia elétrica em média tensão com tensões nominais de 13,8kV, 23,1kV e 34,5kV , sistema trifásico , até o limite de 2500 kW de demanda contratada ou estimada conforme Artigo 6º, parágrafo 2º da Resolução 456/2000 da ANEEL , podendo, entretanto, serem atendidas instalações consumidoras com demandas superiores a este limite quando as condições técnico econômicas do sistema permitirem.

2. CARACTERÍSTICAS DO FORNECIMENTO

O fornecimento de energia é efetuado em média tensão com os seguintes parâmetros:

- tensão fase-fase 13,8 kV, sistema trifásico, em delta, freqüência 60 Hz;

- tensão fase-fase 23,1 kV, sistema trifásico, em delta, freqüência 60 Hz;

- tensão fase-fase 34,5 kV, sistema trifásico, em delta (ou estrela), freqüência 60 Hz;

O neutro do sistema secundário (sistema multiaterrado) é acessível e deve ser diretamente interligado à malha de aterramento da unidade consumidora e ao neutro do(s) transformador(es).

3. PONTO DE ENTREGA

O ponto de entrega de energia em média tensão será no limite da propriedade do consumidor com a via pública, e o atendimento da unidade consumidora, sempre que possível, em áreas atendidas por RDA, será através de ramal de ligação aéreo isolado.

Quando o atendimento não puder ser efetuado através de ramal de ligação aéreo, por solicitação do consumidor ou por razões a ele imputáveis, o ramal subterrâneo terá os seus ônus creditados ao mesmo. Assim, o ponto de entrega situar-se-á na derivação da rede da Cemig, e o ramal de entrada se estenderá até este ponto. Portanto, eventuais manutenções neste ramal serão de responsabilidade total do consumidor.

Caso as circunstâncias pelas quais o ramal de ligação não possa ser aéreo não sejam imputáveis ao consumidor, caberá à Cemig executar o ramal de ligação subterrâneo, permanecendo o ponto de entrega no limite da propriedade do consumidor com a via pública. Em áreas atendidas por RDS o ponto de entrega será sempre no limite da propriedade do consumidor com a via pública.

4. CRITÉRIOS DE ATENDIMENTO DAS EDIFICAÇÕES

Os critérios de atendimento às unidades consumidoras são definidos em função da demanda máxima total prevista no projeto em kVA, e que deve fundamentar o dimensionamento de todos os componentes da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com