TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem Centro Cirurgico

Monografias: Enfermagem Centro Cirurgico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 12

Estudo do custo da captação de globo ocular para transplantes em um hospital do estado de santa Catarina

Soares, Inajara Antunes1; Klock, Jefferson 2

1 Inajara Antunes Soares – Supervisora de Enfermagem do Bloco Cirúrgico do Hospital Santa Catarina de Blumenau

2 Jefferson Klock Diretor Geral do Hospital Prontolinda

Especialização em Centro Cirúrgico

Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos – CBES

Resumo - Atualmente o transplante de córneas é considerado um dos procedimentos cirúrgicos de maior importância na oftalmologia moderna, pois auxilia o paciente na recuperação da capacidade visual e, por consequência, melhora sua qualidade de vida. Entretanto o número destes transplantes ainda é bastante pequeno em relação à quantidade de pacientes que necessitam deste tipo de tratamento. No entanto, mesmo que de forma contraditória, observa-se na prática um grande número de pacientes que poderiam ser doadores que por variados motivos acabam não doando nenhum órgão. Alguns fatores contribuem, como dificultadores do processo de captação de córneas, dentre eles, estão o despreparo dos profissionais de saúde na identificação do potencial doador, o receio de entrevistar a família e desinteresse por parte das instituições de saúde em realizar esse procedimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar os materiais e recursos humanos utilizados na captação de globo ocular para fins de transplantes, assim como seus respectivos. O estudo foi do tipo descritivo exploratório com análise quantitativa. Foi realizado no Hospital Santa Catarina de Blumenau, com o intuito de identificar os custos desprendidos com materiais e recursos humanos para a realização da captação de córneas para transplante. Os dados coletados foram agrupados e apresentados através de quadros, com auxílio do programa de computados Microsoft Excel. Os dados apresentados dão argumentos financeiros para as instituições de saúde estruturar um serviço de captação de globo ocular e ampliar os serviços prestados para a sociedade.

Palavras – Chaves: Transplantes. Transplantes de córnea. Custos.

Abstract - Currently corneal transplantation is considered one of the most important surgical procedures in ophthalmology modern because it assists the patient in the recovery of eyesight and, consequently, improves their quality of life. However, the number of such transplants is still quite small compared to the number of patients needing this type of treatment. However, even in conflict, there is in practice a large number of patients who could be donors for various reasons end up not donating any organs. Some factors, such as hindering the process of capturing cornea, among them are the unpreparedness of health professionals in the identification of potential donors, the fear of interviewing family and disinterest on the part of health institutions in performing this procedure. In this context, the present study aimed to analyze the material and human resources used in attracting eyeballs for the purpose of transplantation, as well as their. The study was a descriptive exploratory quantitative analysis. Was conducted at Hospital Santa Catarina Blumenau, in order to identify the costs detached with materials and manpower to carry out the capture of corneas for transplantation. The collected data were grouped and presented through tables, using the Microsoft Excel program computed. The data presented give arguments for financial institutions to structure a health service uptake eyeball and expand the services provided to society.

Keywords: Transplants. Corneal transplants. Costs.

Introdução

Na história da medicina, um dos capítulos de maior êxito, sem dúvida, é o desenvolvimento dos transplantes e sua aplicação na substituição de alguns órgãos. Garcia et al. (2006) explicam que a característica principal do transplante de órgãos é definida como a necessidade de utilização de um órgão ou tecido, proveniente de um doador vivo ou morto. Porém, de uma maneira geral, em grande parte dos transplantes a captação dos órgãos é obtida de doadores mortos e que evoluíram com diagnóstico de morte encefálica (ME).

Atualmente o crescimento do processo de transplantes de órgãos vem aumentando bastante. Esse aumento está diretamente relacionado ao empenho dos profissionais envolvidos no processo, a força da mídia divulgando os serviços de transplantes e a própria conscientização da população, na tentativa de aumentar as possibilidades de salvar vidas.

O transplante de córnea é considerado a modalidade mais comum de transplante de tecidos, mas Benites (2008) considera o número de procedimentos desta categoria muito pequeno para o número de pacientes que necessitam do transplante.

Para o transplante de córnea, o processo é bem mais simples que o preparo para a doação de múltiplos órgãos, pois além dos pacientes que evoluíram com diagnóstico para ME, a captação de córnea ainda pode ser realizada nos pacientes que faleceram de parada cardiorrespiratória (PCR), sem contraindicações, o que aumenta consideravelmente a disponibilidade de córneas para os pacientes que necessitam. (COMISSÃO INTRA-HOSPITALAR DE TRANSPLANTES DO HOSPITAL DE POMPÉIA, 2003).

Diante disso, a mesma comissão julga inadmissível a exista lista de espera para transplante de córnea, pois afirma que qualquer hospital de pequeno porte acabaria sozinho com a lista de espera do seu estado.

Muito embora o transplante de córnea não esteja inserido no contexto real de salvar vidas, Benites (2008) cita que um dos procedimentos cirúrgicos de maior importância na oftalmologia moderna é o transplante de córneas, pois para o paciente recuperar a capacidade visual, implica diretamente sua qualidade de vida.

Em relação ao processo de captação e aos transplantes de córneas, observa-se um grande número de pacientes que poderiam ser doadores que falecem nas instituições hospitalares por diversas doenças que não contraindicam essa prática e que em nenhum momento as famílias são convidadas a realizar a doação.

Desta forma, o presente trabalho tem como propósito identificar os custos desprendidos com recursos humanos e materiais para a realização da captação de globo ocular, sendo que esses dados devem fornecer subsídio para que as instituições de saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com