TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atuação de acadêmicas de Enfermagem em um centro cirúrgico, relato de experiência

Por:   •  30/5/2017  •  Dissertação  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 3

ATUAÇÃO DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM UM CENTRO CIRÚRGICO, RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Tainá Caroline Gonçalves de Souza¹, Letícia Flores Trindade², Catia Cristiane Matte Dezordi³ e Eniva Miladi Fernandes Stumm³

¹ Acadêmica do 7º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Bolsista PROBIC/FAPERGS.

² Acadêmica do 7º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Bolsista PIBIC/CNPq.

³ Enfermeira, especialista em centro cirúrgico, docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

³ Enfermeira, Doutora em Ciências-Enfermagem, pela Universidade Federal de São Paulo, docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

INTRODUÇÃO: O centro cirúrgico é uma unidade complexa, na qual são realizados procedimentos anestésicos e cirúrgicos, a maioria destes, invasivos. Independente da complexidade dos mesmos requer do enfermeiro preparo e atualização contínua. Na referida unidade nos deparamos com vários pacientes que se apresentavam inseguros, ansiosos e com medo. Esses sentimentos podem ser desencadeados por inúmeros motivos, desde estar em um ambiente desconhecido até a forma com que o indivíduo é recepcionado no centro cirúrgico pela equipe de Enfermagem (STUMM et al., 2009).

Considera-se que o enfermeiro nesse setor é essencial na gestão e na assistência ao paciente, extensivo á família, cabe a ele realizar escuta terapêutica, esclarecer dúvidas dos mesmos e acompanhá-los no perioperatório. Essa forma de agir do enfermeiro certamente irá contribuir e evoluir para uma relação de confiança e com criação de vínculo. Para além desse aspecto, ressalta-se a importância dos profissionais reconhecerem o papel da família no período de hospitalização do indivíduo, introduzindo-os no planejamento e no processo de cuidado (MARTINS et al, 2016). Diante do exposto, busca-se com este trabalho refletir acerca da atuação de acadêmicas de Enfermagem durante estágio curricular em um centro cirúrgico de um hospital geral.

METODOLOGIA: Relato de experiência de acadêmicas de Enfermagem do 6º semestre do curso de graduação de Enfermagem na UNIJUI, do componente curricular Prática de Enfermagem em Saúde do Adulto II. As atividades em campo de prática ocorreram no mês de outubro de 2016, em um centro cirúrgico de um hospital geral, porte IV, sob supervisão de uma docente.

RESULTADOS: Durante o estágio nos foi oportunizado acompanhar o paciente no perioperatório, indo ao encontro dos conteúdos trabalhados em sala de aula e no laboratório de habilidades. Gradativamente, adquirimos segurança e autoconfiança na abordagem dos pacientes e familiares. Freitas et al (2011), se reportam a importância do curso de Enfermagem ter carga horária teórica e prática, a fim de proporcionar aos estudantes  novas experiências. Observou-se também que o centro cirúrgico é um local de trabalho estressante e demanda do enfermeiro uma gama de conhecimentos científicos e práticos, estabilidade emocional para coordenar a equipe de Enfermagem junto com a assistência a pacientes e familiares. A unidade requer sincronia entres as equipes com vistas ao cuidado e bem estar dos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com