TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entomologia Veterinaria

Artigo: Entomologia Veterinaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Os triatomíneos são chamados popularmente de barbeiros, chupões, procotós entre outros. A maioria das 137 espécies ocorrem nas Américas. O comprimento total do corpo varia de 0,5 a 4,5 cm, mas a maioria tem 2 a 3 cm. A cabeça e a probóscida fica dobrada sob a cabeça. A probóscida tem três artículos, é reta e não ultrapassa a base do primeiro par de pernas. O terceiro artículo pode ser flexionado para cima, quando ela é estendida para frente. Se a probóscida for curta e curva, com três artículos, o hemíptero é entomófago, ou seja, predador de insetos, e se for longa, com 4 artículos ultrapassando o primeiro par de pernas, o inseto é em geral fitófago. Os entomófados, apesar de poderem dar picadas dolorosas se manuseados sem cuidado, não têm importância médica. Os fitófagos podem ter grande importância agrícola como transmissores de tripanosomatídeos e vírus de plantas e, se incomodados, podem eliminar líquidos de mau cheiro e, ás vezes, irritantes para os olhos. (MARCONDES, 2011)

Se o inseto for identificado como triatomíneo, observa-se a posição do tubérculo antenífero na região que fica à frente do olho. (MARCONDES, 2011)

Um engano frequente entre principiantes na entomologia médica, é tentar atribuir dos três gêneros de triatomíneos a insetos não pertencentes a Triatominae. Deve-se reafirmar que isso não é possível, pois esses gêneros não podem, por regra de nomenclatura zoológica, ser utilizados para triatomíneos de outros grupos. Insetos de outros gêneros dificilmente serão capturados por entomologistas não especializados, podendo-se consultar obras especializadas ou procurar especialistas no assunto. (MARCONDES, 2011)

O pronoto que a parte mais visível no dorso do tórax, tem forma de trapézio, com manchas e tubérculos importantes para a identificação específica. Posteriormente a ele situa-se o metanoto, cuja parte visível, o escutelo, pode ter uma projeção afilada. Na parte ventral anterior do tórax, fica o sulco estridulatório, onde repousa a extremidade da probóscida. (MARCONDES, 2011)

Materiais e Métodos

1.MATERIAIS

Placa de petri

Pinça

Microscópio

2.METODOS

Foi utilizado triatominio para dissecação, para identificar : hemielitros,proboscida, e a sexagem da espécie, para observarmos melhor essa espécie foi necessária e dissecação com a pinça todas as partes desejadas foram observadas como o esperado foi observado que que o triatominio era de cor preto não havia quase nenhuma diferença de cor , sua proboscida era antes do seu primeiro par de patas, também suas patas e hemielitros eram pretos quase sem variação de cor.

Conclusão

Foi realizada com sucesso a prática e o objetivo que era a identificação e descrição dos triatomíneos, foi feita, com isso o seu desenho foi também feito para melhor avaliação do professor depois

Referências

Marcondes, C.B., Entomologia Médica e Veterinária- 2ª edição. São Paulo: Editora Atheneu, 2011

LABORATÓRIO

RELATÓRIO

Disciplina: Parasitologia Turma: Farmácia 3º semestre, manhã

Professor(a): Romilsom

Data da Prática: 04-09-2012 Data da Entrega: 11-09-2013

Prática: Triatomíneos

Nome dos Componentes do Grupo Nota

Henrique Alberto Lucas

David Evangelista Silva

SOBRAL

3o SEMESTRE/2013

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »