TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dermatologia Veterinaria

Ensaios: Dermatologia Veterinaria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 4

Dermatopatias

Dermatopatias ou doenças com manifestação dermatológica são muito comuns em veterinária, e englobam desde parasitoses, infecções bacterianas, dermatofíticas (fungos), tumores e ulcerações, doenças autoimunes, emocionais e sem causa conhecida, e seu tratamento varia com a espécie, raça, idade e indivíduo (o que deu muito certo em termos de tratamento para uns, não fez sucesso com outros.

Inicialmente vamos às dermatites em filhotes, que podem ocorrer no canal do parto. Se existe uma infecção presente, ela pode se manifestar na pele dos filhotinhos recém saídos do útero e sem defesas.

O tratamento é complexo pois pouco assimilam e metabolizam os antibióticos administrados, além dos malefícios que estes causariam no organismo neonato.

Sarnas sarcóptica (escabioses) e dermatofitoses (micoses) os filhotinhos de cães e gatos adquirem facilmente por contato em ambientes infestados. Os tratamentos devem ser rigorosamente seguidos, pois também há risco para os seres humanos destas duas afecções.

Sarna demodécica (demodicose) não é contagiosa, mas os filhotinhos adquirem ao mamar na cachorra portadora, por contato.

O tratamento deve ser constante a partir do momento do diagnóstico.

Infecções de Pele por Bactérias

Diversas infecções aparecem com quadros dermatológicos que mostram ferimentos de difícil cicatrização e recidivas constantes, são até frequentes em algumas raças, como o pastor alemão. Há uso de antibióticos por meses a fio,

sem que haja uma cura.

Culturas bacterianas são feitas para identificar a(s) bactéria(s)

que se alojaram nestes ferimentos, com antibióticos ministrados de acordo com o antibiograma.

Há o teste alérgico para ser feito, pois pode haver um fundo alérgico na dermatite com

posterior infecção secundária levada pelas unhas do cão ao se coçar. Com o teste alérgico são identificados os alergenos; alguns podem ser removidos, outros existem no ambiente e no dia-a-dia e não podem ser retirados.

É então aplicada uma "vacina" semanal com alergenos para fazer a dessensibilização gradativa, para que o organismo

se proteja parcialmente dos agentes etiológicos.

Nota-se uma melhora boa, mas sem a devida manutenção (vacina) há uma volta do quadro dermatológico.

A queda de resistência por imunossupressores, doenças debilitantes, cio, estresse, acentuam o quadro.

A infecção de pele é também conhecida como PIODERMITE e somente o veterinário

que atende o animalzinho poderá determinar os procedimentos terapêuticos.

DERMATOFITOSES

Dermatofitoses são afecções de pele causadas por dermatófitos, que são fungos com predileção pelo tecido cutâneo e pêlos (tricófitos). Podem ser agentes primários ou secundários na sua infestação. Quando a resistência do animal cai por alguma razão (estresse, infecções bacterianas, exposições, viagens, doenças debilitantes) o fungo pode se instalar por "carona", pois o combate travado pelo organismo está ausente.

A integridade da pele deve por isso ser mantida através de uma boa alimentação, o ambiente onde o animal fica alojado deve ser higiênico e não ter umidade, a pele e pelagem devem ser bem arejados por escovação, e os banhos feitos com profissionais de Pet-Shop, pois a secagem da pele é muito importante.

Em casa dificilmente essa secagem é efetuada de modo correto pois a toalha só seca a pelagem nas pontas, e a pele e o subpêlo permanecem úmidos favorecendo a proliferação de dermatófitos, especialmente nos animais de pelagem longa (gatos persas, cães Afgan hound, Collie, Lhasa apso, Pequinês, e outros).

Cães e gatos acometidos por dermatófitos e em tratamento devem ter os seus apetrechos

de escovação e toalhas e banheiras separados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com