TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia e Saúde Pulica

Por:   •  5/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 9

Resultado da tentativa

8 em 10 pontos  

Tempo decorrido

41 minutos

Instruções

Responda de acordo com o conteúdo visto na disciplina.

Resultados exibidos

Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente

  • Pergunta 1

1 em 1 pontos

[pic 1]

Leia o trecho a seguir:

“A microbiota intestinal representa a população de micro-organismos que habitam o nosso tubo digestivo, também conhecida como flora intestinal. Nossa microbiota é composta por dezenas de trilhões de bactérias, incluindo pelo menos 1000 espécies diferentes com mais de 3 milhões de genes (150 vezes mais do que genes humanos)”.

PEDRINOLA, F. Microbiota, intestino e saúde. Brazil Health, [s.l.], nov. 2017. Disponível em: <http://www.brazilhealth.com/Visualizar/Artigo/113/Microbiota-intestino-e-saude>. Acesso em: 20/09/2019.

 

As diferentes espécies de bactérias da microbiota intestinal posteriormente participam da decomposição cadavérica. Assim, e considerando os conteúdos estudados, analise as bactérias da microbiota humana a seguir e associe-as com seus respectivos nomes e suas características.

 

1)

https://www.shutterstock.com/es/image-vector/lactobacillus-acidophilus-seamless-pattern-normal-grampositive-1286858479

 

2)

https://www.shutterstock.com/es/image-photo/endoscopic-esophageal-brushing-cytology-showing-squamous-1086255479

 

3)

https://www.shutterstock.com/es/image-photo/growth-actinobacteria-cololonies-on-cyganow-agar-1438862315

 

4)

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/bacillus-genus-grampositive-rodshaped-bacteria-member-702539932?src=idSWAF692kjXg9cnNY_kcQ-1-14

Fonte: Shutterstock. Acesso em: 20/09/2019.

 

(  ) Candida spp., podendo diagnosticar candidíase em cadáveres.

(  ) Actinomicetos, bactéria decompositora de cadáveres.

(  ) Firmicutes, importantes fermentadores de cadáveres.

(  ) Lactobacillales, importantes fermentadores e decompositores de cadáveres.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Resposta Selecionada:

[pic 2]d. 

2, 3, 4, 1.

Resposta Correta:

[pic 3]d. 

2, 3, 4, 1.

Comentário da resposta:

Lactobacillales (1) são bactérias que fazem parte dos decompositores de cadáveres e são oriundas do trato intestinal, corado em gram azul e róseo com forma bacilar. Candida spp (2) são fungos que fazem parte dos decompositores de cadáveres, e são oriundos do trato intestinal; formam filamentos visíveis ao microscópio. É a causadora da candidíase. Actinomicetos (3) são bactérias que fazem parte dos decompositores de cadáveres, crescem em meios de cultivo com aspecto de colônia de bactérias e filamentos de fungos visíveis a olho nu, que saem do centro da colônia. Firmicutes (4) são coradas em Gram, azul Gram-positivo e com forma de bacilos.

  • Pergunta 2

1 em 1 pontos

[pic 4]

Leia o trecho a seguir:

“O gênero Mycobacterium é assim caracterizado: são bacilos aeróbicos, imóveis, não esporulados e não encapsulados. Estas bactérias possuem elevado teor de lipídios sobretudo na parede celular, o que altera a permeabilidade destes microrganismos à água, a soluções corantes utilizados em laboratório e a agentes desinfetantes”.

FONTANA, T. R. As micobactérias de Crescimento Rápido e a infecção hospitalar: um problema de saúde pública. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 61, n. 3, maio/jun. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000300016>. Acesso em: 18/09/2019.

 

A identificação dos microrganismos é um processo importante para a correta detecção de patologias. Considerando essas informações e o conteúdo estudado no livro da discilina, são micobactérias de importância médica:

Resposta Selecionada:

[pic 5]a. 

o bacilo de Koch e o bacilo da hanseníase.

Resposta Correta:

[pic 6]a. 

o bacilo de Koch e o bacilo da hanseníase.

Comentário da resposta:

O bacilo da hanseníase (Mycobacterium leprae) e bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) são microbactérias de importância médica, pois causam a lepra e a tuberculose, respectivamente.

  • Pergunta 3

1 em 1 pontos

[pic 7]

Leia o trecho e observe as imagens a seguir:

 

“Compreende um grupo heterogêneo de bacilos Gram-negativos fermentadores da glicose, constituído atualmente de 42 gêneros e mais de 100 espécies. Algumas poucas espécies são patogênicas, causando enteroinfecções no homem e animais, outras são consideradas patógenos oportunistas, geralmente associados a infecções relacionadas à assistência à saúde”.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA. Boas práticas: módulo 2 – gram-negativos fermentadores. Brasília, DF: Anvisa, 2008. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/boas_praticas/MODULO2/isolamento.htm>. Acesso em: 25/09/2019.

 

Fonte: Shutterstock. Acesso em: 30/09/2019.

 

Respectivamente, as imagens apresentam a visualização microscópica da coloração de Gram em objetiva de 100x e o teste de Kovacs. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, o diagnóstico da bactéria evidenciada nas imagens anteriores é de:

Resposta Selecionada:

[pic 8]a. 

E. coli.

Resposta Correta:

[pic 9]a. 

E. coli.

Comentário da resposta:

O diagnóstico da bactéria é E. coli, pela evidência Gram-negativa, em forma de bacilo, e pela prova de indol rósea, indicando prova positiva para E. coli. A reação de indol é uma forma rápida, barata e largamente utilizada mundialmente em laboratórios microbiológicos. A coloração rósea permite de forma eficiente a identificação, sem erros dos analistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com