TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esterilização de materiais

Artigo: Esterilização de materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Artigo  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

1.3 - Esterilização de materiais

1.3.1 - Autoclave

A autoclave é um equipamento muito eficiente para a esterilização de diversos materiais e meios de cultura. Consiste no tratamento térmico úmido sob pressão, em geral, a 121°C por quinze minutos. Como exemplos de uso da autoclave têm-se a esterilização de placas de Petri, tubos falcon, microtubos, ponteiras, meios de cultura líquidos ou contendo ágar, papéis toalha, materiais contaminados, pipetas manuais, etc. No entanto, como medidas de segurança ou para evitar estragos com os materiais e meios de cultura, alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo: acomodar bem os materiais e não encher demais a autoclave; deixar sair todo o vapor para então fechar a válvula de segurança; estar atento à temperatura marcada na autoclave e sempre medir o tempo transcorrido; assim que desligar a autoclave, esperar a temperatura abaixar para então abrir a válvula de escape do vapor e, quando todo o vapor sair, a autoclave pode ser aberta e o material que foi esterilizado retirado. A autoclave pode existir de diversos tamanhos e configurações, dependendo da sua finalidade.

1.3.2 - Forno de Pasteur

Algumas substâncias e materiais, como instrumentos metálicos, seringas de vidro, vaselinas e óleos, às vezes não podem ser submetidos ao calor úmido e devem ser esterilizados sob calor seco. Em geral, são necessárias temperaturas maiores e tempos de exposição mais longos para se atingir a esterilização do que os empregados na autoclave, uma vez que o poder de penetração do calor seco é menor que o do calor úmido.

1.3.3 - Produtos químicos

Compreende a utilização de produtos do grupo dos aldeídos, glutaraldeídos e formaldeídos. Como apresentam toxicidade, não são indicados como medida de primeira escolha, no entanto são indispensáveis para a esterilização de materiais termossensíveis, tais como artigos de nylon e teflon, luvas, tubos de borracha e outros.

1.4 - Desinfecção e antissepsia

A desinfecção e antissepsia consistem na descontaminação de materiais inertes e tecidos vivos, respectivamente, por microrganismos em suas formas vegetativas. Para fins de desinfecção e antissepsia, em geral, faz-se o uso de produtos químicos, Entre estes produtos, são largamente utilizados o hipoclorito de sódio, álcool etílico a 70%, soluções de iodo e aldeídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com