TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudante

Trabalho Escolar: Estudante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2012  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 2

Genoma

Definição: É toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA ou, em alguns vírus, no RNA. Ou seja, é o conjunto de genes de uma espécie.

Obs¹: Dentre essas informações, estão inclusas os genes e as sequências não-codificadoras.

Obs²: O termo não é mais usado, porque hoje se sabe que estas sequências não-codificadoras são muito importantes para a regulação genética, dentre outras funções.

Mais precisamente, o genoma de um organismo é uma sequência de DNA ou o conjunto completo de fatores hereditários de cromossomos. Podemos citar como exemplo, um indivíduo diplóide com seus dois conjuntos que contém em cada uma das suas células somáticas.

Quando se diz que o genoma de uma espécie que se reproduz sexualmente foi "sequenciado", normalmente nos referimos à determinação das sequências de um conjunto de autossomos e de um de cada tipo de cromossomo sexual, que determinam o sexo. Mesmo em espécies cujos indivíduos são todos do mesmo sexo pode ser um composto de cromossomos de vários indivíduos.

A expressão “constituição genética” pode ser usada para designar o genoma de um dado indivíduo ou organismo. O estudo das propriedades globais dos genomas de organismos relacionados chama-se geralmente genética, termo que distingue essa disciplina da anatomia, que em geral se preocupa com o estudo das propriedades de genes únicos ou de grupos de genes.

O cariótipo é o conjunto simples de cromossomos de uma célula. Enquanto o genoma é o conjunto completo de cromossomos. É o conjunto formado por apenas um cromossomo de cada tipo, na espécie estudada. No ser humano o genoma é constituído de 10 cromossomos diferentes. O Projeto genoma é a denominação dada à tarefa de decodificação do DNA humano aceita por diversas nações associadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com