TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Anatomia

Pesquisas Acadêmicas: Estudo Dirigido Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  7.608 Visualizações

Página 1 de 6

Estudos dirigidos de Anatomia

Sua resposta é a nº 17 valeu?

Esqueleto

1. Conceituar esqueleto dos pontos de vista estrutural e funcional;

Estudo no sentido mais amplo das formações intimamente ligadas ou relacionadas com os ossos formando o arcabouço do corpo que, possibilita desempenho de suas diversas funções.

2. Citar as funções do esqueleto;

Proteção para órgãos e sistemas, sustentação e corformação do corpo, armazenamento de íons Ca e P, sistemas de alavancas movimentadas pelos músculos no movimentos de deslocamento do corpo e produção de algumas células do corpo.

3. Citar os tipos de esqueleto e suas diferenças;

Esqueleto articulado e desarticulado. O esqueleto articulado se define onde os ossos tem união entre si de forma natural e o desarticulado, onde não se tem uniões próprias dos ossos que podem se prenderem por meio de partes moles.

4. Citar os ossos que constituem os esqueletos axial, apendicular e as cinturas escapular e pélvica; Axial:

Ossos da cabeça, pescoço, tórax e coluna. Apendicular: úmero, rádio, ulna, ossos do carpo, metacarpo e falanges, fêmur, patela, tíbio, fíbula, calcâneo, ossos do tarso, metatarso e falanges. Escapular: clavícula e escápula na articulação do úmero. Pélvica: Ossos do quadril se articulando com coluna sacra e fêmur.

5. Citar fatores que determinam as variações no número de ossos do esqueleto humano;

Fatores etários, individuais e critérios de contagem.

6. Dar exemplos de variações no número de ossos do esqueleto humano, decorrentes de fatores etários e individuais;

Recém-nascidos: Frontal em 2 porções direita e esquerda e quadril dividido em 3 partes: ílio, ísquio e pube. Individuais: Persistências de divisão do osso frontal, e possíveis ossos extranumerários possibilitando variações (ex.: ossos do cóccix). Critérios de Contagem: Ossos incluso nos tendões (sesamóides), ossículos do ouvidos.

7. Citar e descrever os tipos de ossos do esqueleto;

Pela posição topográfica, temos os ossos axiais e apendiculares. Axiais fazendo parte do esqueleto axial e apendicular fazendo parte do esqueleto apendicular. E temos também discriminados pela sua forma. Os ossos longos classificados devido a seu comprimento consideravelmente maior em relação a sua largura e espessura contendo epífises e diáfises. Ossos laminares que se apresenta com comprimento e largura equivalentes e espessura reduzida. Ossos curtos que tem equivalências nas 3 dimensões. Ossos irregulares de morfologia complexa que não encontra formas geométricas conhecidas. Ossos pneumáticos contendo cavidades de volume variável contendo ar. E ossos sesamóides desenvolvido dentro de tendões ou cápsula fibrosa que envolve algumas articulações.

8. Definir, do ponto de vista macroscópico, as substâncias óssea compacta e esponjosa e o canal medular;

O tecido ósseo tem os mesmo elementos constituintes, mas, diferem quando considerado seu aspecto morfológico. A substancia óssea compacta é mais densa e rija devido a sua característica de lamínulas contendo moléculas fortemente unidas, nas substancia óssea esponjosa, as lamínulas são mais irregulares em forma e tamanho deixando entre si espaços ou lacunas que se comunicam entre si, e a medula óssea, se encontra alojada no interior do osso compacto e nas lacunas do esponjoso.

9. Citar a importância funcional dos elementos descritivos observáveis na superfície dos ossos;

Os ossos apresentam depressões, saliências e aberturas facilitando a articulação dos ossos entre si e fixação de músculos, ligamentos e cartilagens e passagens externas. As saliências articulares, são lisas e revestidas de cartilagem e comumente hilaina, as depressões podem ser como as saliências ou não como fossas, fossetas e as aberturas, geralmente destinadas a passagem de nervos ou vasos como os forames, meatos, óstios, poros e etc.

10. Definir periósteo do ponto de vista macroscópico;

O periósteo é uma delicada membrana conjuntiva de dois folhetos, superficial e profundo. A camada profunda chamada osteogênica, tem a finalidade de se ligar ao osso irrigando este com seus vasos, e se transformar em células ósseas que são incorporadas a superfície do osso promovendo o seu espessamento.

11. Citar os aspectos morfológicos mais importantes na nutrição dos ossos e justificar esta importância;

Devido a sua função hemopoiética, e, a seu lento desenvolvimento, são altamente vascularizados. As artérias do periósteo, penetram no osso irrigando-o e distribuindo-se na medula óssea. Desprovido do periósteo, o osso deixa de ser nutrido e morre.

12. Citar a localização topográfica da medula óssea;

Esqueleto axial e apendicular, cintura escapular e pélvica.

13. Definir cartilagem epifisial dos pontos de vista morfológico e funcional;

a cartilagem epifisial fica locada entre a epífise e diáfise dos ossos longos ainda em fase de crescimento. Constituído de tecido cartilaginoso que possibilita o crescimento deste e calcificando quando cessa esta fase.

14. Citar as diferenças mais notáveis entre o esqueleto humano e o do quadrúpede, em relação ao tórax

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com