TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido De Anatomia

Artigos Científicos: Estudo Dirigido De Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 9

Estudo Dirigido.

1 – O que é bruxismo? Como é feito o tratamento?

O bruxismo ocorre quando você trava (aperta os dentes) ou range (desliza os dentes para frente e para trás). A pessoa que sofre de bruxismo acorda com os músculos da mandíbula doloridos ou com dor de cabeça, podendo ficar com os dentes doloridos ou soltos, e as vezes, parte desgastadas. Eventualmente o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, podendo também levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como a síndrome da articulação têmporomandibular (ATM).

Há diversos tipos de tratamentos que dependerá do que está lhe causando problemas.

a. Uso de dispositivo quando dormir, que é feito sob encomenda pelo dentista e ajustado aos dentes. Chamadas placas interoclusais, podem proteger os dentes da pressão, sendo colocadas sobre os dentes superiores, inferiores ou somente na parte molar, protegendo os dentes de se triturarem. Apesar de ser uma boa maneira de lidar com o bruxismo, não é uma cura.

b. Encontrando meios de relaxamento. A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, qualquer coisa que lhe relaxe, desde que reduza essa tensão, pode contribuir para o tratamento. Procurar alguma terapia auxiliará o aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada ao lado do rosto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

c. Reduzindo a “exposição” de um ou mais dentes para igualar a mordida, diminuindo esse atrito entre os dentes. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, podem ser resolvidos com restaurações, coroas ou ortodontia.

d. Em alguns indivíduos, apenas relaxar e modificar o comportamento diurno, relaxando mais e se estressando menos, é o suficiente para reduzir o bruxismo noturno. Métodos para modificar diretamente o ranger noturno ainda não foram bem estudados, mas incluem dispositivos de biofeedback, auto-hipnose, e outras terapias alternativas.

2 – O que é artrite?

A artrite é a inflamação das articulações, desgastando a cartilagem articular, por diversos motivos. A cartilagem normalmente protege a articulação, permitindo que ela se mova suavemente, também absorvendo choques quando a pressão é colocada na articulação, como ao andar, por exemplo. Com a ausência da quantidade normal de cartilagem, os ossos se friccionam, causando dor, inchaço (inflamação) e rigidez. Pode ser encontrada em exames físicos no caso de haver artrite: Líquido ao redor de uma articulação; Articulações quentes, vermelhas e sensíveis; Dificuldade em mover uma articulação (denominada “amplitude de movimento reduzida”).

A artrite pode ser classificada em:

a) Osteoartrite: É uma doença crônica, caracterizada pela degeneração da cartilagem articular, dor e rigidez que prejudica a movimentação. Atinge principalmente obesos, causando danos principalmente nas mãos, joelhos e pés.

b) Artrite reumatoide: É uma entidade auto-imune sistêmica com notória predileção pelas articulações periféricas. É a mais comum das doenças reumáticas inflamatórias. Acomete preferencialmente joelhos, articulações coxofemorais e a coluna espinhal.

c) Artrite gotosa: Causada por reação inflamatória a microcristais minerais de urato. Acomete principalmente no hálux, dorso do pé, tornozelos, joelhos e cotovelos, deixando a região quente, dolorosa e hiperemiada (vermelhidão). Pode haver febre e normalmente, há limitação dos movimentos devido a dor.

d) Artrite piogênica aguda: As articulações mais afetadas são os coxofemorais, joelhos, ombros e menos frequentemente, tornozelos, cotovelos, articulações sacrilíacas e os punhos.

e) Artrite psoriática: É uma doença de pele, de causa desconhecida, caracterizada por erupção eritêmato-escamosa, podendo também apresentar quadro articular grave.

f) Artrite séptica: É uma invasão purulenta de uma articulação por um agente infeccioso (fungo, bactéria ou vírus), que produz uma artrite. Geralmente atinge apenas uma ou duas articulações.

g) Espondilite anquilosante: É uma doença inflamatória crônica. Caracterizam-se por inflamação de articulação sinovial e de enteses (tecidos conectivos) comprometendo a coluna vertebral e áreas sacroilíacas.

3 – O que é artrose?

Também conhecida como osteoartrite, é uma doença crônica das articulações caracterizadas pela degeneração da cartilagem de ossos próximos, que pode causar dor, rigidez, e redução da funcionalidade das articulações afetadas. São mais comuns nas mãos, punho, ombro, cotovelos, joelhos e pés.

A cartilagem é um tecido fino e emborrachado que reveste os ossos nas articulações sinoviais, permitindo que os ossos deslizem uns sobre os outros. No caso da artrose, com o desgaste dessas cartilagens, os ossos se friccionam, causando dor, inchaço e rigidez. Esporões podem se formar ao redor das articulações e os ligamentos e músculos ao redor podem ficar mais fracos e rígidos.

4 – O que é osteoporose?

A osteoporose é uma doença óssea caracterizada por baixa regeneração e/ou rápida degeneração óssea, gerando ossos pouco densos e frágeis. Precisando se manter saudável, o osso naturalmente se remodela de velho em osso novo, mas quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente, ou quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo, ocorre a osteoporose. Se os ossos não estão se renovando como deveriam, ficam cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas.

Nós temos no corpo células responsáveis pela formação óssea e outras pela reabsorção óssea. O tecido ósseo vai envelhecendo com o tempo, assim como todas as outras células do nosso corpo. O tecido ósseo velho é destruído pelas células chamadas osteoclastos e criados pelas células reconstrutoras, os osteoblastos. Esse processo de destruição das células é chamada de reabsorção óssea, que fica comprometido na osteoporose, pois o corpo passa a absorver mais osso do que produzir, ou então não produzir o suficiente. Alguns problemas podem interferir na formação dos ossos:

1) Deficiência de cálcio: O cálcio é um mineral essencial pela formação normal dos ossos. Durante a juventude, o corpo usa esse mineral para produzir o esqueleto. O osso é nosso principal reservatório de cálcio, e é ele quem fornece esse nutriente para outras funções do corpo, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com